page view

Quatro bombeiros feridos em incêndio

Vítimas de fogo em Figueira de Castelo Rodrigo.

05 de agosto de 2015 às 19:45

Quatro bombeiros ficaram esta quarta-feira feridos em Figueira de Castelo Rodrigo, no distrito da Guarda, após o carro em que seguiam ter sido atingido pelas chamas de um incêndio que estavam a combater.

"Os quatro bombeiros tiveram queimaduras de primeiro grau, entre um e cinco por cento [do corpo], mas não foi em contacto com as chamas, foi apenas por radiação térmica", explicou o comandante do Centro Distrital de Operações da Guarda, António Fonseca.

Segundo o comandante, os quatro bombeiros receberam assistência no centro de saúde local e ficaram em "convalescença e em repouso".

Alerta máximo

As altas temperaturas previstas até segunda-feira, e que domingo vão atingir os 41 graus em Santarém, estão a preocupar os bombeiros. O calor, aliado ao forte vento, provoca um risco muito elevado de incêndios florestais e deixa a Proteção Civil em alerta máximo.

"As condições vão agravar-se esta semana. A partir de segunda-feira poderá haver uma alteração para melhor [calor, mas com chuva e trovoada]", afirmou esta terça-feira José Manuel Moura, comandante operacional nacional da Proteção Civil, questionado pelo 

"As condições vão agravar-se esta semana. A partir de segunda-feira poderá haver uma alteração para melhor [calor, mas com chuva e trovoada]", afirmou esta terça-feira José Manuel Moura, comandante operacional nacional da Proteção Civil, questionado pelo Correio da Manhã no balanço do primeiro mês da fase crítica de combate aos fogos.

Entre 1 de janeiro e 31 de julho registaram-se 10 340 fogos, um valor acima da média dos últimos dez anos. Arderam 28 781 hectares – o terceiro pior ano desde 2005.

Pesando os resultados com os fatores adversos, José Manuel Moura afirma que a resposta dos bombeiros tem sido "notável" e de "sucesso". Destaca que este ano nenhum incêndio se prolongou incontrolável por mais de 24 horas e que, em média, um fogo é dominado pelos bombeiros em 36 minutos e 15 segundos.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8