Líderes de Israel e do Egito encontraram-se em Nova Iorque

Em cima da mesa esteve o processo de paz israelo-palestiniano, parado desde 2014.

19 de setembro de 2017 às 07:14
Abdel Fattah al-Sissi e Benjamin Netanyahu Foto: Reuters
Partilhar

O Presidente do Egito, Abdel Fattah al-Sissi, encontrou-se com o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, em Nova Iorque, no âmbito dos trabalhos da assembleia geral anual da ONU, anunciou esta terça-feira a presidência egípcia.

O encontro tinha como objetivo discutir o processo de paz israelo-palestiniano, parado desde 2014, segundo o Cairo.

Pub

O Presidente Al-Sissi sublinhou a importância de "relançar as negociações entre palestinianos e israelitas com vista a alcançar uma solução abrangente".

Segundo o comunicado, os dois líderes no seu primeiro encontro público, discutiram "formas de retomar as negociações de paz com vista a chegar a uma solução justa e global da questão palestiniana".

Pub

Durante um encontro na segunda-feira em Nova Iorque com o primeiro-ministro israelita, o Presidente norte-americano Donald Trump, que visitou Israel e os territórios palestinianos em maio, garantiu que um acordo de paz israelo-palestiniano "é possível".

Também afirmou que a administração norte-americana fará o possível para resolver o problema, apesar de todas as anteriores tentativas.

O genro e conselheiro do Presidente norte-americano, Jared Kushner, está bastante envolvido nos esforços de Washington para relançar o processo de paz, e deslocou-se novamente à região no fim de agosto.

Pub

Mas os dirigentes palestinianos escondem cada vez menos a sua frustração em relação à administração Trump, que até agora se absteve de apoiar a solução de dois estados com a criação de um estado palestiniano coexistente com Israel.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar