Lisboa e Porto unidas na luta contra o cancro da mama
Ana Malhoa fará a animação na prova da capital que já angariou mais de 750 mil euros para a compra de aparelhos de rastreio.
As corridas da mulher, quer a de Lisboa quer a do Porto, disputam-se no dia 19 de maio, com a particularidade de terem ambas uma grande carga solidária, com parte da receita das inscrições a reverter para o combate ao cancro da mama.
Trata-se de duas corridas com organizações diferentes, mas com objetivos semelhantes. A prova de Lisboa, ‘A Mulher e a Vida’, é organizada pelo Maratona Clube de Portugal, o mesmo organizador das corridas da ponte 25 de Abril e Vasco da Gama.
Esta prova tem a extensão de cinco quilómetros. Uma distância acessível em virtude do objetivo solidário. É aberta apenas a mulheres. A partida é dada em Santos e a meta está instalada junto à Torre de Belém.
Há uma vertente competitiva e outra mais festiva. Aliás, o lema é ‘Correr, Marchar ou Caminhar por uma causa’.
E a causa é a mais nobre. A organização já contribuiu com 750 mil euros para a compra de aparelhos de rastreio para o cancro da mama. Afinal, são diagnosticados anualmente seis mil casos. A animação deste ano estará a cargo de Ana Malhoa.
A festa está garantida e a competição também, estando confirmadas as presenças de Dulce Félix, Doroteia Peixoto, Mónica Silva e Filomena Costa, da espanhola Elena Loyo e da queniana Monica Jepkoech. São esperadas 15 mil mulheres.
A prova do Porto, a cargo da Run Porto, pretende bater o recorde do ano passado, com mais de 22 mil mulheres. Ou seja, foram angariados 22 mil euros para o IPO do Porto.
O mote desta edição é ‘Prevenir o cancro da mama’. A partida é na alameda das Antas e a chegada na avenida dos Aliados.
São também cinco quilómetros, que podem ser feitos a correr ou a caminhar. As participantes destas corridas não são as habituais atletas, pelo que será fundamental fazer alguma preparação e escolher um equipamento adequado.
Bons treinos!
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt