Tufão mata oito pessoas em Macau
Há ainda 153 feridos a lamentar. Continuam as operações de socorro e limpeza.
O número de vítimas mortais causadas pela passagem do tufão Hato na quarta-feira em Macau foi esta quinta-feira atualizado para oito, disse à Lusa fonte dos Serviços de Polícia Unitários.
Além dos cinco mortos reportados em Macau na quarta-feira, durante a madrugada de hoje foram encontrados dois cadáveres em parques de estacionamentos de edifícios residenciais e outro numa loja, disse o responsável.
O número de feridos não foi atualizado. Um balanço na quarta-feira dava conta de 153 feridos, a maioria ligeiros.
Trânsito condicionado, continuam operações de socorro e limpeza
O trânsito em Macau continua hoje condicionado em algumas zonas do território devido às operações de socorro e limpeza, na sequência da passagem do tufão Hato na quarta-feira, informaram as autoridades.
Árvores arrancadas e partidas, janelas e vidros destruídos, anúncios partidos e suspensos, e ruas enlameadas são visíveis em todo o território sujeito na quarta-feira à força do tufão Hato, que registou rajadas de vento superiores a 200 quilómetros/hora.
O Centro de Operações de Proteção Civil (COPC) indicou que os bombeiros e os Serviços de Alfândega "continuam os trabalhos de drenagem e buscas nos estacionamentos" de quatro edifícios na península de Macau.
Por outro lado, o COPC continua acompanhar os técnicos das companhias da água, electricidade e telecomunicações que procedem a trabalhos de recuperação dos respectivos serviços, de acordo com um comunicado oficial.
Até às 11h00 (04h00), o COPC tinha registado 390 incidentes, incluindo 26 casos de danos em edifícios, quedas de reboco e objetos, 80 casos de quedas de anúncios, toldos, placas metálicas, varas de ferro e janelas, 90 casos de quedas de fios de antenas e árvores e nove casos de objetos suspensos e quedas de andaimes.
As autoridades informaram ainda ter sido reaberto, às 10h30 (03h30 em Lisboa), o Posto Fronteiriço do Parque Industrial Transfronteiriço
O abastecimento de água foi retomado na zona do Cotai, faixa de casinos entre as ilhas da Taipa e Coloane, e na vila de Coloane, estando a proceder-se à limpeza das ruas para normalizar a circulação rodoviária.
O tufão Hato foi o mais forte desde que há registos, ou seja, há meio século, de acordo com os Serviços Meteorológicos e Geofísicos (SMG).
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt