Polícia Marítima resgata 62 refugiados de embarcação de pesca

Estavam 22 bebés e crianças a bordo da embarcação.

28 de dezembro de 2015 às 18:05
Polícia Marítima Foto: D.R.
Partilhar

A equipa da Polícia Marítima (PM) em missão na ilha grega de Lesbos resgatou, no sábado, 62 refugiados, incluindo 22 bebés e crianças, de uma embarcação de pesca, indicou esta segunda-feira a Autoridade Marítima Nacional (AMN).

Segundo a AMN, os 62 refugiados resgatados pela PM seguiam numa embarcação de pesca que se dirigia para uma zona rochosa, onde não havia condições para atracar o barco, nem fazer desembarcar os imigrantes em segurança.

Pub

A embarcação era dirigida por um homem que inicialmente se pensava ser um facilitador, mas no final do resgate, no porto grego de Molivos, verificou-se que se tratava de um pescador de nacionalidade iraniana, adianta a AMN, referindo que "facilitadores em território turco entregaram o governo do barco de pesca ao imigrante iraniano".

Desde 1 de outubro que uma equipa da Polícia Marítima portuguesa está no Mar Egeu, na Grécia, no âmbito de uma operação da Agência Europeia da Gestão da Cooperação Operacional nas Fronteiras Externas dos Estados-Membros da União Europeia (Frontex), denominada "Poseidon Sea 2015", com "o objetivo de cooperar no controlo e vigilância das fronteiras marítimas gregas e no combate ao crime transfronteiriço".

Pub

A missão da Polícia Marítima no mar Egeu de apoio à guarda-costeira grega termina a 30 de setembro de 2016.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar