UE aprova acordo para receber 120 mil refugiados
Acordo conseguido por larga maioria.
Os ministros do Interior dos 28 Estados membros da União Europeia aprovaram esta terça-feira por uma ampla maioria a distribuição entre eles de 120.000 refugiados, anunciou a presidência luxemburguesa da UE no Twitter.
A aprovação desta medida vinculativa para os 28 ignorou a oposição às quotas propostas por Bruxelas de vários países do leste europeu, que votaram contra: Eslováquia, Roménia, República Checa e Hungria, ao passo que a Finlândia se absteve.
"A decisão sobre a relocalização de 120.000 pessoas [foi] adotada por uma larga maioria dos Estados membros", indicou a presidência da UE, após uma reunião de emergência em Bruxelas.
Os quatro países, liderados pela Hungria, opõem-se veementemente ao plano da Comissão Europeia, insistindo que Bruxelas não tem o direito de os obrigar a receber milhares das pessoas que procuram refúgio na Europa. Fazê-lo constitui uma violação da soberania nacional, argumentam.
Um diplomata da UE disse à agência de notícias francesa, AFP, que a decisão foi tomada por uma maioria qualificada, o que significa que a Comissão não conseguiu obter o apoio unânime dos 28 Estados membros para o seu plano antes da cimeira de emergência de quarta-feira dos líderes europeus sobre a pior crise migratória desde a Segunda Guerra Mundial.
Eslováquia prefere violar regras do que aceitar quotas
O primeiro-ministro eslovaco, Robert Fico, disse esta terça-feira que não aceita qualquer "posição" da União Europeia relativamente ao acolhimento de refugiados e que prefere violar as regras europeias para implementar as quotas obrigatórias decididas em Bruxelas. "Eu prefiro violar as regras europeias do que aceitar aquela decisão", disse o chefe do Governo da Eslováquia, citado pela imprensa do seu país.
Hollande: "Europa assumiu as suas responsabilidades"
O Presidente francês, François Hollande, declarou que "a Europa assumiu as suas responsabilidades" para com os refugiados, referindo-se ao acordo dos ministros do Interior da União Europeia para a distribuição de 120.000 migrantes.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt