Ministro avalia apoios para prejuízos do mau tempo
Três vacarias ficaram destruídas em Vila Chã.
O ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, lamentou este domingo os prejuízos provocados pelo mau tempo em três vacarias localizadas em Vila Chã, no concelho de Vila do Conde, e vai avaliar quais os apoios disponíveis para ajudar os agricultores.
Segundo uma nota do ministério, Capoulas Santos "está a analisar a possibilidade de enquadrar esta situação nas medidas de reposição do potencial produtivo, o mecanismo através do qual vão ser apoiados os agricultores afetados pelo mau tempo nas regiões do Douro e Baixo Mondego".
As três explorações agrícolas foram atingidas este domingo de manhã por um fenómeno descrito como "minitornado" pelos proprietários afetados, que provocou vários estragos.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) disse que os relatos e as imagens dos estragos causados pelo vento forte em Vila do Conde, no distrito do Porto, são compatíveis com um tornado, mas ressalva que apenas uma análise mais aprofundada permitirá efetuar uma classificação mais detalhada do fenómeno.
O ministro da Agricultura lamentou os prejuízos provocados pelo mau tempo nestas explorações ligadas ao setor leiteiro, com o qual reafirmou a sua solidariedade face à "violenta crise que o afeta".
Capoulas Santos participa, na segunda-feira, na reunião do Conselho de Agricultura que terá lugar no Luxemburgo, na qual deverão voltar a ser analisadas e discutidas as medidas comunitárias anunciadas pela Comissão Europeia a 14 de março para enfrentar a crise que afeta os setores do leite e da suinicultura.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt