page view

Vento forte danifica vacarias em Vila do Conde

Casas também foram afetadas.

10 de abril de 2016 às 14:41

Um fenómeno descrito como "minitornado" pelos proprietários afetados causou este domingo estragos em três vacarias e em várias casas na freguesia de Vila Chã, em Vila do Conde, no distrito do Porto, confirmou à Lusa um dos atingidos.

Por volta das 07h40, o tempo estava "relativamente calmo", segundo a descrição do produtor de leite José Carlos Passo, que contou à Lusa ter ouvido um trovão, a que se seguiu um estrondo.

"Estávamos na ordenha da manhã, ouvimos o estrondo, viemos à vacaria ver o que se passava e era uma nuvem de pó", disse o proprietário da vacaria construída em 1988 e ampliada várias vezes desde então, que sublinhou que o seu caso é menos grave do que o dos dois vizinhos que também foram atingidos por aquilo a que chamam um "minitornado" com consequências na ordem das dezenas de milhares de euros.

Em nenhuma das três propriedades houve pessoas feridas, mas numa das vacarias "um ou dois animais" sofreram ferimentos superficiais, tendo uma parede chegado a ser derrubada pela força do vento.

"Já é a terceira ou quarta vez que acontece, só que nunca foi com esta intensidade nem com este estrago. Além de ter sido nas vacarias, também houve algumas casas de habitação afetadas em menor grau", disse à Lusa José Carlos Passo, que lembrou a instabilidade das condições climatéricas em tempos recentes.

A Lusa contactou os Bombeiros Voluntários de Vila do Conde e o Comando Distrital de Operações de Socorro do Porto, mas nenhuma das entidades tinha registo da ocorrência.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8