Funeral de Shimon Peres marcado para sexta-feira

Líderes mundiais já confirmaram presença em cerimónia de Estado, em Jerusalém.

28 de setembro de 2016 às 06:56
Shimon Peres, Monte Herzl, Jerusalém, Nobel, Benshemen, Parlamento, Theodor Herzl, Isaac Rabin, política Foto: Reuters
Partilhar

O ex-presidente israelita Shimon Peres, que morreu esta quarta-feira aos 93 anos, vai a enterrar na sexta-feira na secção reservada aos "grandes da Nação" do cemitério do Monte Herzl, em Jerusalém, numa cerimónia de Estado, informou a rádio pública.

O canal 10 da televisão israelita adiantou que já se iniciaram os preparativos no cemitério do Monte Herzl e que o túmulo de Shimon Peres ficará localizado entre os dos ex-primeiros-ministros Isaac Rabin e Isaac Shamir.

Pub

O parlamento suspendeu entretanto todas as atividades previstas para quinta-feira, dado que o corpo do Nobel da Paz ficará exposto no Kneset para que os israelitas possam prestar-lhe homenagem.

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, encabeça, esta manhã, uma sessão especial do conselho de ministros em que vai ser cumprido um minuto de silêncio em memória de Peres.

Pub

Mais tarde, analisar-se-á, no seio de uma comissão de protocolo liderada pela titular da pasta da Cultura, Miri Reguev, os preparativos das cerimónias fúnebres, encontro que contará com um membro da família de Peres. 

A comissão governamental de Símbolos e Protocolos de Estado, que vai decidir a organização da cerimónia em função, em grande medida, da confirmação da presença de líderes internacionais, tem previsto reunir-se esta manhã, de acordo com a emissora.

Esta comissão realizou diversas reuniões nas últimas duas semanas, desde que o antigo Presidente israelita e Nobel da Paz foi hospitalizado na sequência de um acidente vascular cerebral, segundo a mesma fonte.

Pub

Shimon Peres morreu hoje, aos 93 anos, no hospital, onde o seu corpo deve permanecer até quinta-feira, altura em que o corpo deverá ser transferido para Jerusalém, passando pela aldeia de Benshemen, onde estudou, que fica no caminho entre o hospital e a cidade santa, ainda de acordo com a rádio pública israelita.

À luz dos protocolos oficiais, vai ser levado num veículo militar, escoltado por soldados, até Jerusalém, onde ficará exposto no Parlamento (Kneset) até ao enterro no cemitério do Monte Herzl (do nome do fundador do sionismo Theodor Herzl), onde figuram outros dirigentes como Isaac Rabin, assassinado em 1995.

Nos próximos dias é esperado um destacamento de efetivos de forças de segurança israelitas e estrangeiras sem precedentes em mais de duas décadas nas ruas de Jerusalém, similar ou maior ao que se verificou no funeral de Isaac Rabin, assassinado em 1995.

Pub

Líderes mundiais confirmam presença no funeral

Diversos líderes mundiais, entre os quais Barack Obama, deverão assistir na sexta-feira em Jerusalém ao funeral do ex-presidente israelita Shimon Peres. De acordo com os meios de comunicação locais, confirmaram a sua presença o Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, além do seu secretário de Estado, John Kerry; a candidata presidencial democrata a Casa Branca, Hillary Clinton, e o seu marido e ex-Presidente norte-americano, Bill Clinton

O papa Francisco também é esperado nas cerimónias, assim como líderes do Reino Unido, Canadá e de outros países da América do Sul, Ásia e África.

Pub

Não foram ainda divulgadas, porém, informações sobre a participação de líderes de países árabes vizinhos.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar