Obama pede paz no Médio Oriente como "tributo" a Shimon Peres

Presidente dos EUA renova compromisso para unir israelitas e palestinianos.

28 de setembro de 2016 às 06:39
Barack Obama, Presidente dos Estados Unidos, Shimon Peres, Medalha Presidencial da Liberdade, Estados Unidos, política, Israel, Palestina Foto: Reuters
Partilhar

O Presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama, renovou o seu compromisso para que israelitas e palestinianos alcancem um acordo de paz como "tributo" ao seu "amigo" Shimon Peres, que morreu hoje aos 93 anos.

"Não imagino, esta noite, um melhor tributo à sua vida do que renovar o nosso compromisso com a paz que ele acreditava ser possível", disse Obama, num comunicado em que lamentou a morte do estadista que representava, a seu ver, a "essência" do seu país.

Pub

Em 2012, Barack Obama concedeu a Shimon Peres a Medalha Presidencial da Liberdade, considerada a maior condecoração civil dos Estados Unidos.

"Como norte-americanos, estamos em dívida para com ele porque (...), durante estes anos, ninguém fez mais para construir uma aliança entre os nossos países, uma aliança inabalável, que hoje está mais perto e mais forte do nunca", sublinhou.

Pub

Obama recordou ainda que, em diferentes cargos, ao longo da sua carreira política, Peres trabalhou com todos os presidentes dos Estados Unidos desde John F. Kennedy (1961-1963).

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar