Padre espiritano é novo bispo de Portalegre–Castelo Branco
Padre Pedro Fernandes foi nomeado pelo papa Leão XIV e substitui no cargo D. Antonino Dias, que renunciou por motivos de idade.
O Papa Leão XIV nomeou o padre espiritano Pedro Fernandes como bispo da Diocese de Portalegre - Castelo Branco, sucedendo no cargo a D. Antonino Dias, que, ao fim de 17 anos à frente dos destinos da diocese, apresentou a renuncia por motivos de idade.
O novo bispo, de 56 anos de idade, era até agora presidente do Conselho de Administração da Associação de Apoio Social ‘Anima Una’, com sede em Braga, e tomará posse no próximo dia 16 de novembro. Até lá, D. Antonino Dias mantém-se como administrador apostólico.
Pedro Alexandre Simões Gouveia Fernandes nasceu a 22 de junho de 1969 em Lisboa, ingressou nos Espiritanos do Restelo em 1988 e foi ordenado padre em 1996. Foi missionário em Moçambique até 2009 e, entre 2009 e 2011, estudou na Universidade Pontifícia Gregoriana de Roma. De 2018 a 2024 foi superior da Província portuguesa dos Espiritanos.
Na sua primeira mensagem à diocese, D. Pedro Fernandes manifestou o desejo de “acolher e integrar todos, todos, todos”, evocando as pessoas que “buscam sentido e resposta” para as suas vidas.
D. Antonino Dias tem 76 anos, é natural de Monção e antes de, em 2008, ter sido nomeado bispo de Portalegre - Castelo Branco, foi, desde o anos 2000, bispo auxiliar de Braga.
A Diocese de Portalegre - Castelo Branco tem 161 paróquias, distribuídas por cinco arciprestados.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt