Marcelo pede que sejam dadas explicações sobre os donativos de Pedrógão
Presidente diz que foi informado sobre o destino do dinheiro e sugere esclarecimento público.
O Presidente da República aconselhou esta terça-feira que sejam dadas explicações aos portugueses sobre como e quem está a gerir as verbas para apoiar as vítimas dos incêndios de Pedrógão Grande, que deflagraram em junho.
Em declarações aos jornalistas, em Lisboa, Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que lhe foi dada uma explicação, em 17 de agosto, por responsáveis do Governo e das autarquias, que achou que "tinha lógica" e "era bom" os portugueses terem essa informação.
Questionado sobre é ao Governo que cabe dar essas explicações, o Presidente da República lembrou que existe "uma unidade de missão" a funcionar e coordenadores do trabalho no terreno, apontando, dessa forma, que poderia ser esta a entidade indicada para o fazer.
"Era bom que os portugueses soubessem quem gere o quê", disse o chefe de Estado, para quem "deve ser explicado aos portugueses que só uma parte dos fundos é gerida pelo Estado e a outra é por outras entidades sociais, por escolha da sociedade civil".
A Unidade de Missão para o Interior, sediada em Pedrógão Grande, é chefiada pelo ex-presidente da câmara de Proença-a-Nova João Paulo Catarino, uma escolha do primeiro-ministro, António Costa, anunciada em julho.
Presidente quer Pedrógão fora da campanha eleitoral
Ainda sobre Pedrógão, Marcelo Rebelo de Sousa pediu aos partidos para não utilizarem na "campanha eleitoral local" a "tragédia dos incêndios" de Pedrógão Grande, que deflagraram em junho.
Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que deveria existir um "pacto de não-agressão entre os que vivem lá" para evitar que entre na campanha a polémica dos incêndios que começaram em Pedrógão, alastraram aos concelhos vizinhos e fizeram pelo menos 64 mortos e mais de 200 feridos.
Era bom que os incêndios, "a tragédia, as vítimas" não sejam "envolvidas na campanha local", frisou Marcelo aos jornalistas, à margem de uma visita ao Centro de Apoio Social, em Marvila, Lisboa.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt