Primeiro transplante de cabeça humana feito com sucesso

Cirurgia foi realizada em cadáveres mas em breve será usada como forma de tratamento.

17 de novembro de 2017 às 16:44
Sérgio Canavero, Valeri Spiridonov, saúde, questões sociais Foto: Getty Images
Sérgio Canavero, Valeri Spiridonov, saúde, questões sociais Foto: Getty Images
Sérgio Canavero, Valeri Spiridonov, saúde, questões sociais Foto: Getty Images

1/3

Partilhar

O primeiro transplante de cabeça humana em cadáveres foi concluído com sucesso. A operação demorou 18 horas e decorreu na China. A operação liderada pelo cirurgião Xiaoping Ren conseguiu ligar a coluna, nervos e vasos sanguíneos, segundo o Telegraph

Já no ano passado, tinha sido feita uma cirurgia semelhante, com cadáveres de macacos.

Pub

Sérgio Canavero, diretor do Grupo de Neuromodulação Avançada de Turim, disse em conferência de imprensa que com o sucesso desta operação, "o transplante de cabeça como forma de tratamento está iminente". O neurocirurgião italiano diz ainda que já tem um doente pronto para a operação: Valeri Spiridonov tem atrofia muscular espinal, uma grave doença degenerativa de origem genética. O paciente de 30 anos terá mostrado o desejo de se submeter à intervenção cirúrgica pioneira em 2015. 

A operação deverá colocar a cabeça de Spiridonov no corpo de um dador em morte cerebral, mas saudável. Para o sucesso da operação, a cabeça do paciente terá de arrefecer e estar entre os 10 a 15 graus Celsius. Depois da operação, o Spiridonov será colocado em coma durante três a quatro semanas onde lhe serão administrados imunosupressores para evitar a rejeição do novo corpo.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar