Princesa Diana foi enganada por jornalista da BBC para obter entrevista, revela investigação
Richard Sharp, presidente da cadeia televisiva, aceitou as conclusões da investigação, acrescentando que "houve falhas inaceitáveis".
Um jornalista da cadeia televisiva da BBC teve um "comportamento desonesto" para garantir uma entrevista com a princesa Diana, em 1995, numa "violação grave" das normas da emissora britânica, de acordo com uma investigação que teve por base um inquérito interno.
O inquérito tinha por objetivo esclarecer as acusações feitas pelo irmão de Diana, Charles Spencer, ao jornalista Martin Bashir, que sustentava que tinham sido usados documentos falsos para persuadir Diana a aceitar dar a entrevista.
A investigação veio agora concluir que as ações tomadas por Bashir influenciaram a decisão de Diana de conceder a entrevista e também analisou até que ponto a BBC tinha conhecimento dos "extratos bancários falsificados" que Charles Spencer disse terem sido apresentados por Bashir.
Segundo a agência Reuters avançou esta quinta-feira, foi também durante essa conversa que Diana revelou que sabia do relacionamento entre o príncipe Carlos e Camila Parker-Bowles, afirmando que eram "três no casamento". Foi um momento visto por milhões de telespectadores e que marcou uma fase conturbada para a realeza.
O presidente da BBC, Richard Sharp, disse que a cadeia televisiva aceita as conclusões da investigação, acrescentando que "houve falhas inaceitáveis".
John Birt, diretor-geral da BBC na época da entrevista, que foi transmitida no âmbito do programa de reportagens "Panorama", pediu desculpas a Charles Spencer através de u,m comunicado. "Esta é uma mancha chocante no compromisso duradouro da BBC com o jornalismo honesto e é muito lamentável que tenha demorado 25 anos para que toda a verdade emergisse", explicou.
De lembrar que a Diana e o príncipe Carlos divorciaram-se em 1996 e a princesa do povo morreu vítima de um acidente de carro em Paris, em 1997, durante uma perseguição por paparazis. Em 2005, Carlos casou-se com Camilla, agora Duquesa da Cornualha.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt