Projeto europeu ajuda na escolha de lâmpadas
O estudo analisa "a qualidade dos vários tipos de lâmpadas disponíveis no mercado".
Um manual para ajudar os consumidores a escolherem as lâmpadas mais indicadas para uma iluminação eficiente e de europeus envolvidos no projeto.
O estudo analisa "a qualidade dos vários tipos de lâmpadas disponíveis no mercado, quer de lâmpadas fluorescentes, quer LED [light emitting diode], com o objetivo de transformar o setor de iluminação residencial", afirma a Universidade de Coimbra (UC), numa nota divulgada esta quarta-feira.
Trata-se de "ajudar os diferentes atores do mercado de iluminação residencial, que nesta fase se encontra num estado de transição profunda", sintetiza Pedro Esteves, investigador do Instituto de Sistemas e Robótica (ISR) da UC e coordenador do projeto em Portugal.
Os consumidores sabem que precisam de ver os lúmen (lm) e não os watts (w), para saberem quanta luz uma lâmpada dá, mas não como reconhecer, por exemplo, uma lâmpada de qualidade, exemplifica o investigador da UC, sublinhando que este projeto europeu, denominado 'PremiumLight', pretende responder a estas e outras questões.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt