PSP recusa entrada a 52 pessoas no controlo de fronteiras aéreas

874 polícias afetos nos aeroportos internacionais Humberto Delgado (Lisboa) e Francisco Sá Carneiro (Porto).

22 de fevereiro de 2026 às 16:30
PSP no Aeroporto de Lisboa Foto: Pedro Simões
Partilhar

A PSP participou na JAD Stopover 5 com 874 polícias e registou 52 recusas de entrada e 9 casos de fraude documental.

Na operação integrada na Plataforma Multidisciplinar Europeia Contra Ameaças Criminosas (EMPACT), coordenada pela Frontex, foram também detetados dois casos de impostores, com recurso a documentos genuínos pertencentes a terceiros. 

Pub

As atividades de controlo de fronteiras aéreas, nos aeroportos internacionais Humberto Delgado (Lisboa) e Francisco Sá Carneiro (Porto), decorreram entre os dias 2 e 8 deste mês.

A operação decorreu de forma simultânea em vários Estados-membros da União Europeia, tendo como objetivo reforçar o controlo nas fronteiras aéreas externas, com enfoque na imigração ilegal, tráfico de seres humanos, tráfico de estupefacientes e fraude documental.

A PSP efetuou também uma detenção por permanência ilegal em território nacional e identificou um facilitador no contexto de imigração ilegal.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar