Rodapé sobre Banif vale condenação à TVI

ERC concluiu que canal não contactou as partes interessadas.

06 de setembro de 2016 às 11:30
Entidade Reguladora para a Comunicação Social, ERC, TVI, Jornal de Negócios, TVI24, Banif, Banco de Portugal, Santander Totta, economia, negócios e finanças, Informação sobre empresas, grandes empresas Foto: Mário Cruz / Lusa
Partilhar

A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) condenou a TVI por não ter contactado as partes interessadas antes de avançar com a informação sobre o fecho do Banif. Dias depois, já a 20 de dezembro, o Banif acabaria por ser alvo de uma resolução com venda ao Santander Totta.

A notícia, confirmada pelo Jornal de Negócios, garante que a estação televisiva é obrigada a emitir, em antena, as conclusões tiradas pela ERC. A decisão terá sido unânime dentro do conselho regulador. 

Pub

O rodapé em questão foi emitido a 13 de dezembro. Durante meia hora, o rodapé da TVI24 garantia que o encerramento do Banif estava a ser preparado. A notícia foi sendo corrigida ao longo da emissão e acabou por ser desmentida, mas o Banco de Portugal atribuiu à mesma a responsabilidade pela fuga de depósitos que se seguiu no banco (e que rondou os mil milhões de euros). 

Dias depois, já a 20 de dezembro, o Banif acabaria por ser alvo de uma resolução com venda ao Santander Totta.

Pub

Esta decisão vai no sentido do que já tinha sido dito na deliberação preliminar. Resta saber se a TVI vai recorrer da condenação.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar