Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
2

ERC multa TVI devido a imagens da Síria

Regulador aplicou uma multa de 20 mil euros.
Duarte Faria 11 de Junho de 2016 às 16:30
Ataques aéreos contra civis na Síria foram o tema da reportagem que valeu a multa de 20 mil euros à TVI
Ataques aéreos contra civis na Síria foram o tema da reportagem que valeu a multa de 20 mil euros à TVI FOTO: EPA
A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) aplicou uma multa de 20 mil euros à TVI por causa da violência das imagens de uma peça emitida no ‘Jornal das 8’ de 23 de dezembro de 2012 que noticiava um ataque aéreo contra civis na Síria.

Não é habitual o regulador dos media aplicar coimas aos canais de televisão neste tipo de casos, mas, depois de analisada uma participação que deu entrada na entidade, a ERC considerou que a estação de Queluz de Baixo "violou os limites à liberdade de programação enunciados na Lei da Televisão" e decidiu avançar com um processo de contraordenação que resultou na aplicação da respetiva multa.

O regulador defende que a TVI errou ao reproduzir imagens de "planos aproximados de corpos e manchas de sangue" que não contribuíram "para a compreensão do acontecimento noticiado", pôs em perigo "o rigor informativo" e errou ao não advertir previamente os telespectadores sobre a "natureza chocante das imagens", pode ler-se na deliberação a que o CM teve acesso. A estação, por seu lado, optou por não se pronunciar sobre este assunto.

Sem incluir esta multa, e de acordo com as contas feitas pelo CM, desde o arranque da sua atividade, em 2006, a ERC já aplicou coimas de 351 mil euros aos órgãos de comunicação. A RTP é a estação em sinal aberto que mais pagou por infrações à lei (31 mil euros). Seguem-se a SIC, que já procedeu ao pagamento de 30 733 euros, e a TVI, que já entregou 21 mil euros.