Secretária de Estado dos Assuntos Europeus foi convidada a sair em maio

Candidatura de Portugal à Agência do Medicamento na origem de mal-estar diplomático.

15 de julho de 2017 às 16:25
Margarida Marques Foto: EPA
Margarida Marques não queria sair e foi confortada por António Costa Foto: Miguel Baltazar
Margarida Marques, União Europeia, Portugal, referendo, BE, PSD, PCP, CDS-PP, política Foto: Direitos Reservados

1/3

Partilhar

A secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Margarida Marques, foi convidada a sair do Governo no passado mês de maio. 

Ao que tudo indica, a decisão foi tomada devido a um mal-estar instaurado entre membros do corpo diplomático, que poderá ter sido causado pela condução do processo de candidatura de Portugal à Agência do Medicamento (Margarida Marques terá considerado que não valia a pena incluir o Porto na candidatura). 

Pub

A decisão foi-lhe informada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, a pedido do primeiro-ministro, António Costa, segundo apurou o Expresso. Ao jornal, Margarida Marques assegura que não pediu explicações ao Governo porque demissões são coisas que "acontecem na vida política". 

A data de saída não ficou, no entanto, decidida na hora, pois António Costa não sabia ainda quando seria o melhor momento para mexer no Executivo.

Pub

A demissão acabou por acontecer esta sexta-feira, sob o pretexto da saída de mais três secretários de Estado, arguidos no caso das viagens da Galp, durante esta semana. 

O lugar deixado vago por Margarida Marques foi ocupado por Ana Paula Zacarias. 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar