Tribunal de Sintra julga grupo que assaltou caixas multibanco com explosivos
Tem início esta segunda-feira julgamento de 23 arguidos acusados de associação criminosa no assalto a 24 caixas multibanco com recurso a explosivos e roubos em estabelecimentos e de viaturas.
O despacho de pronúncia, a que a Lusa teve acesso, confirmou a acusação contra 23 arguidos pelo "crime de associação criminosa". Além dos assaltos a 24 caixas automáticas de pagamento (ATM), nem sempre com sucesso, foram roubadas dez viaturas (duas por "carjacking") para a prática dos crimes e dois estabelecimentos comerciais, que renderam mais de 350.000 euros.
Os roubos de ATM ocorreram em agências bancárias, edifícios públicos e comerciais e postos de combustível. Os equipamentos eram arrombados através do alargamento do orifício de saída das notas com um pé de cabra, e posterior rebentamento de um cartuxo explosivo, com detonador e cordão de rastilho.
O sistema antifurto de algumas ATM tingiu de tinta vermelha muitas das notas roubadas e os estragos em equipamentos e instalações totalizaram mais de 305.000 euros.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt