Tufão Talim causa dois mortos e três desaparecidos no Japão

As chuvas fortes causaram graves inundações e deslizamentos de terras.

19 de setembro de 2017 às 05:01
Furacão Talim Foto: Getty Images
Furacão Talim Foto: Getty Images
Furacão Talim Foto: Getty Images
Furacão Talim Foto: Getty Images

1/4

Partilhar

Duas pessoas morreram e três escontinuavam esta terça-feira desaparecidas na sequência da passagem do tufão Talim pelo Japão, onde causou distúrbios na rede de transportes devido às chuvas e ventos fortes no arquipélago.

Convertido num sistema de baixa pressão atmosférica depois de ter passado no domingo a tempestade tropical, o Talim encontrava-se na madrugada de hoje no extremo sul da ilha russa de Sacalina, a norte da ilha nipónica de Hokkaido, segundo os dados da Agência Meteorológica do Japão (JMA).

Pub

O 18.º tufão da temporada no Pacífico tocou terra na ilha meridional de Kyushu no passado domingo antes de atravessar o oeste e centro nipónico e atingir Hokkaido na segunda-feira.

Duas pessoas morreram, três estão desaparecidas e mais de 50 ficaram feridas devido aos ventos e chuvas fortes que causaram deslizamentos de terra e inundações ao longo de todo o arquipélago japonês, indicou a estação de televisão pública NHK.

Pub

As vítimas mortais são uma mulher de 86 anos, que morreu em Kagawa (norte da ilha de Shikoku), na sequência de um deslizamento de terra, e um homem com cerca de 60 anos, arrastado para um rio dentro de um carro, em Kochi, também em Shikoku.

As autoridades locais de Kochi e Oita (na ilha de Kyushu) procuram três homens que continuam desaparecidos após terem abandonado as suas residências durante o temporal.

As chuvas fortes causaram graves inundações e deslizamentos de terras, como os registados em Oita, onde o lodo chegou a obstruir as estradas e deixou isolados cerca de 700 lares, segundo a NHK.

Pub

À sua passagem pelo Japão, o Talim também causou importantes alterações na rede de transporte do arquipélago nos últimos dois dias.

Mais de um milhar de voos nacionais foram cancelados entre o domingo e na segunda, e a rede de comboios -- tanto a de alta velocidade como a local -- e as ligações por 'ferry' também foram afetadas.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar