França: decapitado em ataque islamita

Atentado levado a cabo em Lyon.

26 de junho de 2015 às 10:07
26-06-2015_12_16_09 6 - frança - epa.JPG Foto: EPA
Partilhar
1 / 6
FOTO: Reuters
26-06-2015_12_15_39 1 - frança reuters.JPG
FOTO: Reuters
26-06-2015_12_15_46 2 - frança reuters.JPG
FOTO: Reuters
26-06-2015_12_15_52 3 - frança - reuters.JPG
FOTO: EPA
26-06-2015_12_15_58 4 - frança - epa.JPG
FOTO: EPA
26-06-2015_12_16_03 5 - frança - epa.JPG
FOTO: EPA
26-06-2015_12_16_09 6 - frança - epa.JPG

Um homem envergando uma bandeira do Estado Islâmico atacou esta sexta-feira uma instalação industrial de gás perto de Lyon, França, fazendo pelo menos um morto e vários feridos, noticiou a agência France Presse. Segundo uma fonte judicial citada pela mesma agência noticiosa francesa, o homem, com cerca de 30 anos, terá entrado na fábrica na localidade de Saint-Quentin-Fallavier e feito detonar vários pequenos engenhos explosivos.

Pub

08h51: O terrorista responsável pela decapitação de um homem na sexta-feira durante um ataque falhado a uma fábrica junto a Lyon, sul de França, confessou o crime.

29 de junho, segunda-feira

Pub

19h59

O presidente francês, François Hollande, afastou hoje qualquer ligação entre os atentados que ocorreram esta manhã no leste do país e na Tunísia, apesar de ambos se tratarem de atos terroristas.

Hollande, que telefonou ao seu homólogo tunisino para tomar conhecimento do sucedido naquele país, assinalou que "não há qualquer vínculo" entre ambos os atentados cometidos esta manhã.

Pub

O presidente francês, que reuniu o Conselho de Defesa no Palácio do Eliseu poucas horas depois do atentado que ocorreu numa fábrica no leste de França, indicou que foi decretado o nível máximo de alerta antiterrorista na região de Rhone-Alpes para os próximos três dias.

17h59

O Governo Português condenou os atentados terroristas ocorridos esta sexta-feira em França, Tunísia e Kuwait, que provocaram mais de meia centena de vítimas mortais, e defendeu a importância da cooperação internacional contra o terrorismo.

Pub

17h28

A Espanha e a Itália elevaram esta sexta-feira os níveis de alerta antiterrorista na sequência dos atentados em França, na Tunísia e no Kuwait.

16h28

Pub

O homem decapitado no atentado contra uma fábrica de gás industrial perto de Lyon, leste de França, era patrão do presumível autor do ataque, já detido, segundo fonte próxima da investigação citada pela AFP. A cabeça da vítima, dono de uma empresa da região, foi colocada numa das grades exteriores da fábrica, propriedade do grupo norte-americano Air Products, localizada em Saint-Quentin-Fallavier.

15h31

Pub

Um emigrante português passou esta manhã "a 300 metros" do local onde ocorreu o atentado de Saint-Quentin-Fallavier, em França, e ficou "um bocado impressionado" com o que viu.

Sérgio Cordeiro, de 54 anos, é mestre-de-obras e tinha ido buscar material a uma empresa de Saint-Quentin-Fallavier porque trabalha numa obra em Villefontaine, a cerca de um quilómetro do local do ataque.

O português disse à Lusa, por telefone, que "parecia até uma coisa do outro mundo" mas não teve muito tempo para "pensar nada": "Não pude parar para ver o que era. Eu até pensava que era uma cabeça de boneca ou coisa assim. Só depois é que ouvi na rádio."

Pub

"Fui a uma empresa buscar material, ouvi um estourozinho, mas não foi enorme. Depois vim-me embora, meti-me no carro, vi os bombeiros e a polícia e tudo isso. Disse-me 'O que é que aconteceu para aqui?' Ainda não havia perímetro de segurança, continuei na estrada. Estava lá agarrada à rede a cabeça de uma pessoa, não sei se era homem ou mulher. Eu passei lá eram umas dez menos cinco. Foi uns cinco minutos entre o que aconteceu e quando eu passei lá", contou o português à Lusa por telefone.

O cidadão português que vive há 35 anos em França e que reside no departamento de Isère, mostrou-se "um bocado preocupado porque não se sente segurança em lado nenhum", mas afirmou que "uma pessoa tem de continuar a viver sem medo".

"A gente vê na televisão coisas que acontecem e que nunca acontecem connosco. Mas quando se vê muito próximo de nós, ficamos um bocado chocados, é verdade", continuou.

Pub

15h30

O presumível autor do atentado perpetrado esta sexta-feira no leste de França, perto de Lyon, foi investigado entre 2006 e 2008 pelos serviços de informações "por radicalização" e tinha "ligações ao movimento salafista", disse o Governo francês.

De acordo com o ministro do Interior, Bernard Cazeneuve, que se deslocou ao local do ataque - uma fábrica de gás industrial -, o atacante, detido após o atentado, era oriundo da região e não tinha registo criminal.

Pub

Cazeneuve identificou o atacante como Yassin Salhi, de 35 anos, residente em Lyon, segunda maior cidade francesa.

De acordo com a Sky News, um suspeito já foi detido e terá afirmado à polícia local que é membro da organização terrorista Estado Islâmico.

Pub

Ainda assim, testemunhas no local afirmam que havia mais do que um homem envolvido no ataque e que os criminosos levavam consigo bandeiras islâmicas.

Junto da fábrica foi encontrado um corpo decapitado, acrescentou a mesma fonte. De acordo com os jornalistas no local, a cabeça do homem estava pendurada nas grades da fábrica e estava coberta de inscrições arábicas.

O ministro do Interior francês, Bernard Cazeneuve, deslocou-se ao local.

O ataque surge seis meses depois do ataque ao jornal satírico Charlie Hebdo, no dia 7 de janeiro, quando dois islamitas armados forçaram a entrada na sede da publicação e abriram fogo, matando doze pessoas.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar