page view

À descoberta dos segredos da região Centro

Entre serras e cidades, conheça as aldeias de xisto, paisagens deslumbrantes, propostas culturais diversas, ricos sabores e muito mais.

16 de outubro de 2018 às 19:31

Sabores de outono, doces tradicionais, concertos, paisagens deslumbrantes e aldeias perdidas no tempo. Nesta altura do ano, há várias sugestões para visitar a região centro.

No meio das serras há lugares mágicos, com paisagens deslumbrantes e muita tranquilidade. Já as cidades oferecem programas culturais diversificados. As Aldeias do Xisto levam o visitante ao passado. Na serra da Lousã há vários locais que cativam como as aldeias de Gondramaz, Talasnal ou Cerdeira.

Descobrir estas aldeias e a serra da Lousã é embrenhar-se numa vegetação luxuriante por onde espreitam veados, corços, javalis e muitas outras espécies. Aqui reina a natureza. As casas em pedra são verdadeiros monumentos de uma arquitetura popular ancestral. Aldeias que se viram quase sem habitantes até à chegada dos turistas que procuram tranquilidade e redescobrir a vida no interior.

Filmes rodados nas aldeias do Centro atraem turismo

Os trabalhos serão obrigatoriamente rodados em aldeias do Centro de Portugal integradas nas redes das Aldeias Históricas de Portugal e das Aldeias do Xisto. Todos os trabalhos realizados serão apresentados no Festival ART&TUR, que se realiza em Leiria, de 23 a 27 de outubro. 

Jazz faz-se ouvir em vários pontos da cidade de Coimbra

Pelo meio, o festival vai andar entre o Convento de São Francisco, em Santa Clara, e o Salão Brazil, na Baixa de Coimbra. Haverá ainda miniconcertos nos autocarros que percorrem a cidade e nas respetivas paragens, uma aproximação a públicos diversos, muitos deles desconhecedores deste género musical. Já no centro histórico de Coimbra, no dia 26, das 17h30 às 24h00, o jazz será o ritmo de quem passa nas ruas.

Sylvie Courvoisier & Mary Halvorson, Corda Bamba, LAN Trio, Carla Bley Trio, Lokomotiv, André Fernandes ‘Centauri’ e Fragoso Quinteto são alguns dos nomes que vão animar as noites na cidade dos estudantes. Alguns dos concertos são de entrada gratuita. Nos espaços fechados os preços dos bilhetes variam entre os sete euros e os dez euros. 

Doces para todos os gostos

São dezenas de doces de todo o País que fazem cair o visitante em tentação. Palha de Abrantes, Tigeladas, Toucinho do céu, Sericaia, Bolo Fidalgo, Morgado do Alentejo, Malassadas, Brisas do Tâmega, Queijadas de S. Gonçalo, Pastéis de Tentúgal, Ovos moles de Aveiro e Pão de Ló de Ovar são apenas alguns exemplos.

O evento realiza-se no largo 1.º de Maio, no centro histórico da cidade, e conta com entrada livre. Como não vai conseguir resistir, terá de pagar depois o que consumir e levar para casa. 

A cozinha regional e com sabor 

O visitante também poderá provar o cabrito no alguidar, os sarriscos da matança, o javali com castanhas, bacalhau com migas, chanfana de cabra  ou o veado com tortulhos. Para sobremesa o requeijão com doce de abóbora ou Tigelada estão entre as possíveis escolhas. A decoração das salas é feita com objetos tradicionais, referências à caça e à região serrana da Lousã.

Nos trilhos da castanha

Já em Sernancelhe, o visitante poderá passear pelos soutos, entre os castanheiros, e assim apreciar a beleza da estação. Outra das vantagens é entrar em contacto com quem trabalha com os ‘ouriços’ na apanha das castanhas, um trabalho ancestral com grande relevo para a economia local.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8