Entre serras e cidades, conheça as aldeias de xisto, paisagens deslumbrantes, propostas culturais diversas, ricos sabores e muito mais.
1 / 4
Sabores de outono, doces tradicionais, concertos, paisagens deslumbrantes e aldeias perdidas no tempo. Nesta altura do ano, há várias sugestões para visitar a região centro.
No meio das serras há lugares mágicos, com paisagens deslumbrantes e muita tranquilidade. Já as cidades oferecem programas culturais diversificados. As Aldeias do Xisto levam o visitante ao passado. Na serra da Lousã há vários locais que cativam como as aldeias de Gondramaz, Talasnal ou Cerdeira.
Descobrir estas aldeias e a serra da Lousã é embrenhar-se numa vegetação luxuriante por onde espreitam veados, corços, javalis e muitas outras espécies. Aqui reina a natureza. As casas em pedra são verdadeiros monumentos de uma arquitetura popular ancestral. Aldeias que se viram quase sem habitantes até à chegada dos turistas que procuram tranquilidade e redescobrir a vida no interior.
Filmes rodados nas aldeias do Centro atraem turismo
Os trabalhos serão obrigatoriamente rodados em aldeias do Centro de Portugal integradas nas redes das Aldeias Históricas de Portugal e das Aldeias do Xisto. Todos os trabalhos realizados serão apresentados no Festival ART&TUR, que se realiza em Leiria, de 23 a 27 de outubro.
Jazz faz-se ouvir em vários pontos da cidade de Coimbra
Pelo meio, o festival vai andar entre o Convento de São Francisco, em Santa Clara, e o Salão Brazil, na Baixa de Coimbra. Haverá ainda miniconcertos nos autocarros que percorrem a cidade e nas respetivas paragens, uma aproximação a públicos diversos, muitos deles desconhecedores deste género musical. Já no centro histórico de Coimbra, no dia 26, das 17h30 às 24h00, o jazz será o ritmo de quem passa nas ruas.
Sylvie Courvoisier & Mary Halvorson, Corda Bamba, LAN Trio, Carla Bley Trio, Lokomotiv, André Fernandes ‘Centauri’ e Fragoso Quinteto são alguns dos nomes que vão animar as noites na cidade dos estudantes. Alguns dos concertos são de entrada gratuita. Nos espaços fechados os preços dos bilhetes variam entre os sete euros e os dez euros.
Doces para todos os gostos
São dezenas de doces de todo o País que fazem cair o visitante em tentação. Palha de Abrantes, Tigeladas, Toucinho do céu, Sericaia, Bolo Fidalgo, Morgado do Alentejo, Malassadas, Brisas do Tâmega, Queijadas de S. Gonçalo, Pastéis de Tentúgal, Ovos moles de Aveiro e Pão de Ló de Ovar são apenas alguns exemplos.
O evento realiza-se no largo 1.º de Maio, no centro histórico da cidade, e conta com entrada livre. Como não vai conseguir resistir, terá de pagar depois o que consumir e levar para casa.
A cozinha regional e com sabor
O visitante também poderá provar o cabrito no alguidar, os sarriscos da matança, o javali com castanhas, bacalhau com migas, chanfana de cabra ou o veado com tortulhos. Para sobremesa o requeijão com doce de abóbora ou Tigelada estão entre as possíveis escolhas. A decoração das salas é feita com objetos tradicionais, referências à caça e à região serrana da Lousã.
Nos trilhos da castanha
Já em Sernancelhe, o visitante poderá passear pelos soutos, entre os castanheiros, e assim apreciar a beleza da estação. Outra das vantagens é entrar em contacto com quem trabalha com os ‘ouriços’ na apanha das castanhas, um trabalho ancestral com grande relevo para a economia local.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.