page view

Advogada acusada de burla a emigrante nega crime e alega que apenas disponibilizou a conta bancária

Processo é julgado dia 2 de dezembro, na Marinha Grande, e tem ainda como arguida uma outra mulher e o filho dela.

18 de novembro de 2025 às 12:44

A advogada acusada de um crime de burla qualificada a um emigrante, nega a prática de qualquer crime e acredita que vai ser absolvida, no julgamento que começa dia 2 de dezembro, no Tribunal da Marinha Grande, e que tem ainda como arguidos uma outra mulher e o filho dela.

Segundo a Acusação do Ministério Público, os arguidos sabiam da "abastada situação económica" do emigrante e "gizaram um plano" para o fazerem "cair em erro" e entregar-lhes "elevadas quantias de dinheiro" para a compra de um lar em Palmela, que não existe.

"Não sou burlona, não fiquei com o dinheiro", disse a arguida ao CM, alegando que os 220 mil euros que o emigrante alega ter pago foram entregues à outra arguida. Diz ainda que o emigrante era seu cliente e por isso lhe cobrou honorários pelos serviços que executou. "Estou inocente, apenas fiz o meu trabalho", defende.

A advogada contesta a acusação, diz que nunca recebeu qualquer valor e que apenas aceitou que fossem "movimentados nas suas contas bancárias montantes destinados ao cumprimento dos acordos" entre o emigrante a a outra arguida "que não tinha conta bancária porque fora declarada insolvente".

Quanto aos valores cobrados como honorários, que também estão na acusação, diz que se referem a "atos de natureza profissional" que executou a pedido do emigrante, alegando não compreender que "esse pagamento seja configurado com relevância criminal".

O emigrante, José Vaz Fernandes, reclama o pagamento solidário pelos três arguidos de uma indemnização global de 232 mil euros.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8