Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
2

Andorra: Três portugueses morrem em derrocada de túnel (COM VÍDEO)

Pelo menos três portugueses morreram e sete ficaram feridos na sequência da derrocada de um túnel em Andorra.
7 de Novembro de 2009 às 19:50
Andorra: Três portugueses morrem em derrocada de túnel (COM VÍDEO)
Andorra: Três portugueses morrem em derrocada de túnel (COM VÍDEO)

Nas primeiras informações divulgadas, eram desconhecidas as nacionalidades de todas as pessoas envolvidas no acidente, porém António Martins, um empresário português com uma empresa de construção na região, disse à TVI24 que todos as vítimas são de nacionalidade portuguesa.

De acordo com o 'Andorra Televisó', duas pessoas ficaram soterradas nos escombros, sendo que uma está já a ser resgatada. A outra vítima continua desaparecida. António Martins acrescentou várias pessoas estão a tentar falar com o ferido, de modo a mantê-lo acordado.

'O trabalhador que está a ser resgatado tem muitos quilos de ferro da cintura para baixo mas equipas estão a fazer os possíveis para o tirar rapidamente. Talvez demorem ainda uma hora a tirar todos os escombros de cima dele', salientou o empresário

'Ouve-se gritos vindos dos escombros', afirmou ainda a testemunha, que adiantou que as vítimas mortais são naturais do Gerês e de Trás-os-Montes. 

O acidente aconteceu cerca das 12h00 e no local estão equipas de resgate, que retiraram oito pessoas dos escombros, assim como bombeiros e ambulâncias.

O túnel Dos Valires, cuja finalização estava prevista para o próximo ano, pretendia ligar as vilas de Encamp e La Massana.

Os feridos resgatados foram transportados para o Hospital de Nossa Senhora de Maritxell, sendo que um dos feridos graves já foi transferido para um hospital de Barcelona, para uma cirurgia maxilo-facial.

A lista de nomes dos trabalhadores que foram resgatados e se encontram hospitalizados foi já divulgada:

Fernando António Pinto Ferreira

Manuel António de Sousa Teixeira

António Júlio Correia de Andrade

Benjamin Monteiro Pereira

Alberto Pereira Alves Braz

Daniel Meireles Coelho

O motivo da derrocada está ainda por apurar.

PORTUGUESES SÃO A MAIORIA

Em declarações à TVI24, Anna Pifarré, jornalista da RTVA, afirmou que no momento estariam a trabalhar no viaduto cerca de 60 operários e que 95 por cento são de nacionalidade portuguesa.

JOVEM MORRE NA MESMA OBRA EM 2007

Em Março de 2007, um jovem português de 23 anos morreu após a queda de uma altura de 15 metros, na mesma obra, enquanto descarregava material de construção civil.

GOVERNO DE ANDORRA ABRE INQUÉRITO

O governo de Andorra já abriu um inquérito para apurar as causas que levaram ao desabamento do túnel. 'Os técnicos da empresa e os técnicos do governo vão fazer uma avaliação para tentar perceber as causas, mas será um trabalho árduo e complicado', explicou Bruno Bartolomeu, secretário de Estado do Interior.

REPORTAGEM DA ANTENA TRES DA CATALUNHA:

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)