Acidente matou piloto belga e feriu gravemente dois parquedistas.
A investigação ao acidente com o avião Pilatus PC-6, que se desintegrou no Alentejo em junho de 2016 com paraquedistas, causando a morte ao piloto belga, concluiu que havia desgaste e fissuras num componente mecânico crítico da aeronave.
O relatório final do Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários (GPIAAF), a que a agência Lusa teve acesso esta terça-feira, indica que, "depois da fratura do acessório de fixação, o estabilizador horizontal ficou solto, sem controlo e entrou em vibração, provocando a fratura do lado esquerdo do estabilizador horizontal", sendo esta apontada pelos investigadores como a causa provável do acidente.
O fabricante (Pilatus) assume, num boletim de serviço emitido posteriormente ao acidente, "que foram reportados desgaste e fissuras na fixação do compensador do estabilizador e nos componentes estruturais relevantes" de alguns destes aviões, incluindo nesta aeronave, que se desintegrou em pleno voo a 19 de junho de 2016, após descolar de Canhestros, em Beja.
O GPIAAF conta que as observações deste acessório de fixação "mostraram que ambas as superfícies fraturadas apresentavam fissuras significativas por fadiga", e que "as fendas de fadiga começaram em vários pontos, o que significa que não há uma única origem da fenda", não tendo os métodos de inspeção estabelecidos sido eficazes para identificar o surgimento e propagação das fissuras ao longo do tempo. O relatório do GPIAAF faz recomendações no sentido da limitação do tempo de vida útil do componente e regime da sua inspeção.
Na tarde de 19 de junho de 2016, uma aeronave Pilatus PC-6, de registo alemão e operada pelo Grupo Seven Air, detentor da empresa de paraquedismo que organizava os saltos, descolou do Aeródromo de Figueira dos Cavaleiros, Canhestros, em Beja, para a sua 17.ª largada de paraquedistas nesse dia.
Neste voo seguiam 8 pessoas a bordo: 1 piloto, 5 paraquedistas e 2 passageiros que saltaram em 'tandem' [acoplados] com dois dos paraquedistas. O acidente ocorreu a cerca de seis quilómetros do aeródromo.
O relatório final ao acidente refere que, de acordo com o relato de alguns dos paraquedistas do grupo, "ouviu-se um som semelhante ao de partir/rasgar da estrutura de metal" e que, "subitamente, toda a parte traseira da estrutura desintegrou-se".
"Alguns ocupantes foram projetados contra a estrutura da aeronave antes de serem arremessados para fora. Nos segundos seguintes, os paraquedistas que não sofreram lesões graves conseguiram saltar do avião e acionar os respetivos paraquedas tendo, dois deles, sofrido lesões graves antes de saírem da aeronave, sendo acionado o paraquedas de emergência de abertura barométrica", descreve o documento.
O acidente causou a morte ao piloto, de 27 anos, de nacionalidade belga, ferimentos graves em dois paraquedistas, um dos ocupantes ficou ligeiramente ferido e quatro saíram ilesos.
"Devido à desintegração da aeronave em voo e ao local onde foi encontrado o corpo do piloto presume-se que o piloto tentou abandonar a cabine da aeronave depois de todos os paraquedistas terem saltado, mas devido à instabilidade do voo terá batido com a cabeça e perdido os sentidos, não conseguindo abrir o seu paraquedas", relata o relatório do GPIAAF.
O documento indica que o piloto fez mais de 900 horas de voo no Pilatus PC-6 porter e tinha um tempo de voo total de mais de 1.400 horas.
O assento onde seguia estava equipado com cintos de segurança (incorporando cintos na cintura e nos ombros) e o piloto estava também equipado com um paraquedas de abertura manual.
"O paraquedas do piloto não abriu porque não estava equipado com o sistema de segurança que os paraquedas dos outros ocupantes tinham", explica o relatório final da investigação.
Através da base de dados de várias autoridades de investigação de segurança, nomeadamente da belga, o GPIAAF pesquisou ocorrências com acidentes envolvendo voos de largada de paraquedistas e concluiu que entre 1987 e 2014 registaram-se 46 acidentes, incluindo dois em Portugal envolvendo múltiplos aviões.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.