Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
4

Bebé raptada entregue aos pais

Andreia Elizabete, a bebé sequestrada a 17 de Fevereiro do ano passado, com apenas três dias de vida no hospital Padre Américo/Vale de Sousa, em Penafiel, vai ser entregue em definitivo à família biológica no próximo sábado determinou o Tribunal de Lousada.
14 de Março de 2007 às 15:58
Apenas vinte minutos foram concedidos para a apresentação no Tribunal de Lousada dos pais da menina. A notificação para um encontro com a psicóloga que acompanha o processo foi recebida pelo pai da menina, Albino Pinto, às 13h40 desta quarta-feira e indicava que o casal deveria comparecer na instância judicial às 14h00.
O despacho assinado pela juíza Ana Nogueira aponta como objectivo da reunião “criar uma relação de empatia, a pouco e pouco, entre os pais e a criança”. O documento datado de 15 de Março (quinta-feira) foi, no entanto, antecipado para hoje através de uma correcção efectuada à mão, facto que causou alguma estranheza ao progenitor, que se apresentou no Tribunal, sem a mulher.
Isaura só regressa a casa ao final da tarde, após uma deslocação a Lisboa para participar no programa da manhã ‘Fátima Lopes’, exibido diariamente na SIC, e que resultou numa onda de solidariedade com a oferta de todo o mobiliário necessário para a sua casa e recolha de fundos superiores a mil euros.
Os pais vão poder visitar Andreia durante os próximos dias na instituição de Matosinhos, onde se encontra, e sem limite de tempo, até terem finalmente a sua filha nos braços e a viver na casa na aldeia de Cernadelo, o que só acontecerá a partir do próximo sábado.
Recorde-se que a Polícia Judiciária chegou a admitir na terça-feira que a menina seria entregue hoje à família biológica, depois dos testes de ADN terem confirmardo a paternidade do casal, que tem mais seis filhos, com idades entre os quatro e os dezassete anos. Todavia, só vivem com o casal três deles: a rapariga mais velha está com a avó e duas meninas (nove e dez anos) encontram-se à guarda de uma família de acolhimento por ordem do Tribunal de Lousada.
A mulher que confessou a autoria do rapto justificou-o com a necessidade de manter a relação com o companheiro com quem vivia, e ao que tudo indica terá sido o próprio e a irmã deste a efectuarem a denúncia. Após ter sido ontem interrogada no Tribunal de Penafiel foi acusada de crime de sequestro, encontrando-se em prisão preventiva até julgamento.
GARANTIDO ACOMPANHAMENTO SOCIAL
Segundo o presidente do Instituto de Segurança Social será feito um acompanhamento da família estando prevista a reavaliação da sua situação, embora já seja beneficiária do Rendimento de Inserção Social.
Edmundo Martinho garantiu que os técnicos da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens da Lousada estarão atentos a "todos os sinais" que ponham em risco a segurança de Andreia. No entanto, o dirigente considera que "o processo ganharia" se existisse um "período de adaptação" que permitisse uma melhor preparação dos técnicos para o seu regresso.
AGRADECER A FÁTIMA
Depois de Isaura Pinto ter anunciado que irá a Fátima a pé cumprir uma promessa, um grupo de habitantes da freguesia de Cernadelo está a organizar uma excursão, a realizar no mês de Maio, para "agradecer a Nossa Senhora o aparecimento da bebé".
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)