Incêndio leva ao encerramento do Centro de Saúde.
O Centro de Saúde da Lousã (CSL) mantém-se esta quarta-feira encerrado devido a um incêndio ocorrido na terça-feira, o que está a causar dificuldades de atendimento nos serviços congéneres de dois concelhos vizinhos.
Os centros de saúde de Miranda do Corvo e Vila Nova de Poiares, para onde são encaminhados utentes com situações agudas e urgentes, "estão a sentir alguma pressão", disse à agência Lusa o diretor executivo do Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Interior Norte (ACES PIN), Avelino Pedroso.
Na quinta-feira, a resolução de situações agudas de utentes da Unidade de Saúde Familiar (USF) Trevim Sol passará a ser assegurada na Extensão de Saúde de Serpins, a 10 quilómetros da sede do concelho, que faz parte daquela USF, coordenada pela médica Marília Pereira.
O Centro de Saúde da Lousã, no distrito de Coimbra, que integra ainda a USF Serra da Lousã, coordenada por João Rodrigues, foi encerrado na terça-feira devido a um pequeno incêndio registado durante a noite, no rés-do-chão do edifício, onde funciona a Trevim Sol.
Avelino Pedroso admitiu que também a USF Serra da Lousã "já possa reunir condições", ao longo do dia de quarta-feira, para atender os casos mais graves.
Entretanto, mantêm-se suspensos os demais tratamentos, consultas e outros serviços habitualmente realizados nas duas USF, num novo Centro de Saúde que começou a funcionar há precisamente dois anos.
"A normalização será progressiva", previu o mesmo responsável, indicando que os sistemas elétrico e informático "já foram repostos" e que as limpezas dos dois pisos do edifício deverão estar concluídas ainda hoje.
Quando ao sistema de climatização, "está-se também a tratar disso", acrescentou.
Por sua vez, João Rodrigues, da USF Serra da Lousã, enfatizou que "estão 18 mil pessoas sem acesso" ao CSL, o que "está a perturbar os centros de saúde vizinhos e as urgências dos Hospitais da Universidade de Coimbra".
"Consegui desbloquear, com a Câmara da Lousã, uma empresa de limpeza para vir à tarde limpar o rés-do-chão", onde funciona a USF Trevim Sol, disse.
Já o primeiro andar, que alberga a USF Serra da Lousã, "está a ser limpo com a prata da casa", adiantou João Rodrigues.
"Necessitávamos de apoio urgente para limpar os filtros do sistema de aquecimento, senão não conseguimos abrir, assim como apoio da informática para resolver algumas ligações cortadas", declarou.
Na madrugada de terça-feira, um fogo deflagrou no sistema de alimentação ininterrupta (UPS, sigla em inglês de 'uninterruptible power supply') do servidor informático do edifício.
Alguns doentes são igualmente encaminhados para o Serviço de Urgência Básica (SUB) de Arganil, segundo Avelino Pedroso.
Ao longo da manhã, a Lusa tentou contactar a Administração Regional de Saúde do Centro, que tinha anunciado mais esclarecimentos para hoje, mas não foi ainda possível, não tendo também conseguido o testemunho de Marília Pereira, coordenadora da USF Trevim Sol.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.