Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
8

Comboio histórico regressa à Linha do Vouga dia 12 e até outubro

Comboio partirá da Estação de Aveiro com destino a Macinhata do Vouga, efetuando uma paragem em Águeda.
Lusa 4 de Junho de 2021 às 10:22
Linha do Vouga
Linha do Vouga FOTO: Manuel Azevedo
A CP anunciou esta sexta-feira que vai retomar no dia 12, de forma regular, as viagens no "Comboio Histórico do Vouga", entre Aveiro e Macinhata do Vouga, a bordo das cinco carruagens históricas, tracionadas pela locomotiva diesel.

Todos os sábados e até 09 de outubro, o comboio partirá da Estação de Aveiro às 13:40, com destino a Macinhata do Vouga, efetuando uma paragem em Águeda, para entrada de passageiros.

A composição vai permanecer cerca de hora e meia em Macinhata do Vouga, para um programa que inclui uma visita ao Museu Ferroviário, animação de um grupo de danças e cantares tradicionais e uma exposição de produtos típicos da região.

No regresso, a partida do comboio é feita pelas 16:25, com paragem em Águeda, durante cerca de 27 minutos, num programa que inclui uma visita guiada ao centro histórico da cidade e à zona ribeirinha.

Em maio, a CP realizou quatro viagens especiais na Linha do Vouga com o comboio histórico, mas com uma locomotiva a vapor, que no verão é substituída pela locomotiva a Diesel para evitar o risco de propagação de fogos florestais.

Nos dias 08 e 09 de maio, a uma antiga locomotiva a vapor, construída pela casa alemã Henschel & Sohn, foram atreladas carruagens "Napolitanas" fabricadas em Nápoles, na década de 30 do século passado, recentemente recuperadas.

Mais tarde, a 15 e 16 de maio, a mesma locomotiva recebeu uma carruagem construída no Barreiro, em 1908, e mais três carruagens históricas de madeira, construídas na Bélgica (1908), Alemanha (1925) e em Portugal (1913), nas oficinas do Porto.

Devido à pandemia de Covid-19, o Comboio Histórico do Vouga não circulou em 2020.

Em 2019, em 15 circulações, teve uma ocupação de 76%, segundo dados avançados pela CP.

Ver comentários