page view

Conselheiro catalão adverte no "twitter" para "muitas adversidades"

"O Estado quer intervir na nossa autonomia, mas não nos impedirá", afirma Joaquim Forn.

23 de setembro de 2017 às 16:39

O conselheiro de Segurança do Governo Autónomo da Catalunha, Joaquim Forn, afirmou hoje na sua conta na rede social Twitter que a região deverá "encontrar muitas adversidades".

"Vamos encontrar muitas adversidades. O Estado quer intervir na nossa autonomia, mas não nos impedirá", escreveu o conselheiro catalão, depois de se ter sabido que Ministério do Interior ter assumido a coordenação das forças de segurança na Catalunha para evitar a realização do referendo, que não significa que retire competências aos Mossos d'Esquadra (Polícia Catalã), disseram fontes oficiais.

A decisão foi solicitada pelo Ministério Público à luz dos acontecimentos desta semana na Região Autónoma da Catalunha, e depois do Ministério do Interior ter comunicado por carta ao conselheiro do respetivo departamento da Generalitat (Governo Autónomo de Barcelona), Joaquin Forn, o envio para a região de unidades da Polícia Nacional e da Guarda Civil para apoiar os Mossos d'Esquadra na manutenção da ordem pública, noticiou a Efe.

Segundo o procurador-chefe do Supremo Tribunal da Catalunha, José María Romero de Tejada, a coordenação dos efetivos da Guarda Civil, Polícia Nacional e Mossos d'Esquadra, foi confiada ao secretário de Estado da Segurança.

Esta decisão não significa, insistiram as mesmas fontes à Efe, retirar qualquer competência à Polícia autónoma catalã.

Segundo as mesmas fontes a lei orgânica das Forças de Segurança do Estado de 1986 contempla no seu artigo 38.2 a intervenção da Polícia Nacional e da Guarda Civil na manutenção da ordem pública como apoio aos Mossos d'Esquadra.

O Governo de Barcelona agendou um referendo sobre a independência da região para o próximo dia 01 de outubro, o que é contestado pelo Governo central, e foi "suspenso" pelo Tribunal Constitucional de Espanha.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8