Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
9

Encontrado corpo de um dos pescadores naufragados nos Açores

Embarcação naufragou entre São Jorge e o Pico com cinco pessoas a bordo.
19 de Setembro de 2016 às 11:54
Vista geral do porto da ilha de São Jorge
Vista geral do porto da ilha de São Jorge FOTO: Getty Images

O corpo de um dos dois pescadores que desapareceram na noite de domingo nos Açores foi encontrado ao início da noite de segunda-feira.Os dois pescadores lúdicos naufragaram ao largo da ilha do Pico, nos Açores.

"Foi encontrado um corpo durante as buscas, às 20h00. Estava junto  à costa, na zona leste da ilha do Pico, zona em que incidiam as buscas", disse ao CM o comandante Rafael Silva, do porto da Horta.

"Face a estes desenvolvimentos, a operação de resgate, ao contrário do que estava previsto, vai prolongar-se pela noite dentro, com auxílio de holofotes", adiantou também à Lusa capitão do porto da Horta, na ilha do Faial.

O mesmo responsável acrescentou que "foi também reconsiderada a utilização de meios aéreos em às 21:30, já está a auxiliar a operação um helicóptero "Merlin" da Força Aérea, para tentar localizar o último desaparecido 

O naufrágio da embarcação de recreio aconteceu quando esta fazia a travessia entre as ilhas do Pico e São Jorge no domingo à noite, com cinco pessoas a bordo.

O alerta foi dado às 20h00 locais (mais uma hora em Lisboa), quando a embarcação virou, a seis milhas do porto da Calheta, em São Jorge.

Dos cinco ocupantes da embarcação três foram resgatados com vida, ainda no domingo, enquanto dois dos tripulantes, com idades compreendidas entre 40 e os 50 anos, desapareceram no mar.

Rafael da Silva adiantou que as buscas decorreram durante todo o dia de segunda-feira, com auxílio de um avião C295 da Força Aérea, uma embarcação da Estação Salva-vidas da Horta, bem como meios disponibilizados pela Polícia Marítima, dos Bombeiros voluntários da Calheta e dos Bombeiros Voluntários de São Roque do Pico.

As causas do acidente estão ainda por apurar, tendo já sido aberto um inquérito, referiu o responsável.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)