Miguel Albuquerque é o novo Presidente do Governo Regional.
Alberto João Jardim fez um bom trabalho como presidente do Governo Regional da Madeira?
O PSD conquistou este domingo a sua 11.ª maioria absoluta consecutiva nas eleições legislativas regionais da Madeira, as primeiras sem Alberto João Jardim.
O PSD/Madeira, liderado por Miguel Albuquerque, alcançou 44,33% dos votos e 24 dos 47 deputados eleitos, menos um do que nas últimas eleições. O CDS-PP alcançou 13,69% dos votos, elegendo sete deputados, menos dois do que tinha conseguido em 2011, quando teve 17,63%.
PS em queda
A coligação "Mudança" (PS-PTP-PAN-MPT) registou 11,41 por cento dos votos, elegendo seis deputados, o mesmo número de eleitos conseguido pelo PS sozinho em 2011 (11,50%). Em 2011, as quatro forças políticas que integram esta coligação concorreram em separado e elegeram no total 11 deputados (seis para o PS, três para o PTP e um para cada um dos restantes).
O partido estreante em legislativas regionais, o Juntos pelo Povo (JPP) obteve 10,34% dos votos, conseguindo cinco deputados, tornando-se na quarta força política na região.
CDU e BE elegem deputado
A Coligação Democrática Unitária (CDU) composta pelo PCP e pelo PEV alcançou 5,54% dos votos, somando mais um deputado ao que tinha eleito há quatro anos. O Bloco de Esquerda volta a ter presença no parlamento, desta vez com dois deputados, alcançados pelos 3,80 por cento dos votos, depois de em 2011 ter conseguido apenas 1,70%.
O PND elegeu um deputado com 2,05% dos votos, abaixo dos 3,27% de 2011, quando também colocou um deputado no parlamento. Sem representação na assembleia regional ficaram o PCTP/MRPP com 1,69%, o Movimento Alternativo Socialista (MAS) com 1,34%, o PNR com 0,82% e o PPM-PDA com 0,71.
Recorde de abstenção na Madeira
Nestas eleições votaram 127 893 eleitores, dos 257 232 inscritos, sendo a abstenção de 50,28%, constituindo um novo recorde no arquipélago. A percentagem de votos em branco foi de 0,87% (0,74% em 2011) e os nulos de 3,40% (1,91% em 2011).
22h02: O PSD venceu as eleições regionais da Madeira com maioria absoluta, obtendo 44% dos votos e elegendo 24 deputados para Assembleia Regional da Madeira.
21h50: Victor Freitas, presidente do Partido Socialista da Madeira, demitiu-se das funções que ocupa após os resultados desta noite eleitoral no arquipélago madeirense.
21h35: Com 51 das 54 freguesias apuradas, o PSD recolhe 45,75% dos votos, elegendo 11 deputados, o CDS-PP obtém 14,13% das preferências dos eleitores, com 3 mandatos na Assembleia Regional, a coligação liderada pelo PS elege dois deputados ao atingir os 11,29% dos votos, o partido Juntos Pelo Povo (JPP) arrecadou 9% dos votos e obteve um mandato e a coligação PCP/PEV também elegeu um deputado, com 5,36% dos votos.
21h12: Quando já foram contabilizados os resultados em mais de metade das freguesias, nomeadamente em 41 das 54 freguesias do arquipélago madeirense, o PSD conta com 48,47% das escolhas dos madeirense, o CDS-PP é a segunda força política mais votada, com 15,44% dos votos e a coligação liderada pelo PS segue em terceiro lugar, obtendo 11,38% das preferências dos eleitores madeirenses.
20h42: À medida que são divulgados os resultados das legislativas regionais de algumas das 54 freguesias da Madeira, na sede do PSD regional, no Funchal, vão sendo audíveis os aplausos por parte dos poucos militantes que estão no edifício.
20h22: Dados divulgados com os votos apurados em 16 das 54 freguesias do arquipélago dão a vitória ao PSD com 54,69% dos votos. O CDS-PP ultrapassa o PS e fica na segunda posição, com 14,32% dos votos, com a coligação liderada pelo PS a obter 13,18% dos votos.
20h08: Uma hora depois das urnas fecharem na Madeira, o PSD era o partido mais votado nas eleições legislativas para a Assembleia da Região Autónoma, com 52,45% dos votos apurados em 12 das 54 freguesias. Segundo os dados oficiais provisórios divulgados às 20h05, o PSD tinha quase o triplo dos votos do segundo partido mais votado, a coligação PS-PTP-PAN-MPT que registava 18,38%. No terceiro lugar seguia o CDS-PP com 12,02% das preferências dos eleitores madeirenses.
19h59: Miguel Albuquerque é o novo Presidente do Governo Regional da Madeira. O líder regional e cabeça de lista social-democrata, Miguel Albuquerque, reuniu-se com a sua equipa pelas 20h00 na sede do PSD regional, no Funchal. Na sede do PSD a expectativa é de conquista de mais uma maioria absoluta.
19h45: Primeiras projeções dão vitória as PSD, com mais de 50% dos votos.
19h30: Abstenção nas eleições regionais madeirenses supera os 50%.
19h00: Urnas das eleições legislativas regionais na Região Autónoma na Madeira encerraram.
A afluência às urnas nas eleições legislativas da Madeira era de 37,48% às 16h00 deste domingo, segundo informação da secretaria-geral do Ministério da Administração Interna disponibilizada no site do escrutínio. Nas eleições de 2011 a afluência à mesma hora era de 43,4%.
Alberto João Jardim, o presidente cessante do Governo Regional da Madeira, votou durante a manhã nas eleições que estão a decorrer este domingo na Madeira e ditarão a nova composição da Assembleia Legislativa e, consequentemente, o novo Governo Regional.
As urnas abriram este domingo às 08h00 na Região Autónoma da Madeira para os eleitores residentes neste arquipélago poderem escolher os 47 deputados que os vão representar no parlamento regional, e de onde sairá um novo Governo.
Onze forças partidárias concorrem às décimas primeiras eleições legislativas regionais desde 1976, naquela que é a maior participação de forças políticas neste tipo de sufrágio.
Madeira: João Jardim já votou no seu sucessor
Das forças políticas concorrentes à Assembleia Legislativa da Madeira, oito são partidos (PSD, CDS, PND, PCTP/MRPP, BE, JPP, PNR e MAS) e três são coligações: Mudança (PS/MPT/PTP/PAN), Plataforma de Cidadãos (PPM/PDA) e CDU (PCP/PEV).
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.