Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
1

FIFA suspende secretário-geral da CONCACAF

Enrique Sanz impedido de realizar atividades relacionadas com o futebol.
1 de Junho de 2015 às 19:56
Enrique Sanz assumiu funções como secretário-geral da CONCACAF em 2012
Enrique Sanz assumiu funções como secretário-geral da CONCACAF em 2012 FOTO: Getty Images
A Comissão de Ética da FIFA decidiu esta segunda-feira afastar o secretário-geral da Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caraíbas (CONCACAF), Enrique Sanz, de todas as atividades relacionadas com o futebol.

A decisão, hoje anunciada pela FIFA, está relacionada com o escândalo de corrupção que na semana passada abalou a organização.

Enrique Sanz assumiu funções como secretário-geral da CONCACAF em 2012.

Na semana passada, a CONCACAF tinha já anunciado a destituição do seu presidente, Jeffrey Webb, e de um outro alto dirigente, Eduardo Li, envolvidos também no caso de corrupção que afeta a FIFA.

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos indiciou nove dirigentes ou ex-dirigentes e cinco parceiros da FIFA, acusando-os de associação criminosa e corrupção nos últimos 24 anos, num caso em que estarão em causa subornos no valor de 151 milhões de dólares (quase 140 milhões de euros).

A acusação surge depois de o Ministério da Justiça e a polícia da Suíça terem detido sete membros da FIFA na quarta-feira, num hotel de Zurique, a dois dias das eleições para a presidência do organismo.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)