page view

Furtadas peças de sistema de drenagem que protege Águeda das cheias

Presidente da Câmara Municipal de Águeda denunciou o furto.

16 de fevereiro de 2026 às 22:06

Jorge Almeida, presidente da Câmara Municipal de Águeda, denunciou o furto de quinze peças que fixam as comportas que fazem parte do sistema de drenagem que protege a cidade das cheias. Apesar disso, a obra que nas últimas semanas foi testada pelas tempestades que assolaram o País "funcionou e resistiu", diz o autarca. 

"Essas comportas têm sistemas de fixação, indispensáveis para garantirem a estanquicidade dos acessos ao rio e a eficácia de todo o sistema. Alguém que sem dúvida não merece a nossa convivência, dedicou-se a roubar quinze desses sistemas", explica Jorge Almeida numa publicação feita nas redes sociais. "Os ladrões, esses andam por aí a roubar-nos a todos. Talvez possa haver quem os tenha visto…”, alerta.

Ainda no mesmo texto, o autarca destaca o trabalho feito pelos governos locais dos municípios e juntas de freguesia, que descreve como "arquitetos e guardiões" do conforto, segurança e qualidade de vida. "O que constroem para bem de todos, deve ser cuidado com zelo, cuidado e vigilância por todos", aponta.

O desaparecimento das peças foi denunciado após a descida das águas do rio Águeda. O sistema pioneiro em Portugal entrou em funcionamento no final de 2022, após a conclusão da primeira etapa da obra no Largo 1º de Maio. A segunda intervenção ficou concluída no passado mês de dezembro. 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8