page view

Galp Energia aumentou produção em 67,9%

Resultados foram conseguidos no 4.º trimestre de 2016 face a período homólogo.

31 de janeiro de 2017 às 07:34

A Galp Energia aumentou a produção de petróleo (net entitlement) em 67,9% no quarto trimestre de 2016 em relação ao período homólogo de 2015 e em 15,6% face aos três meses anteriores, informou hoje a empresa.

Este aumento, comunicado à Comissão de Mercados e Valores Mobiliário (CMVM), deve-se sobretudo à entrada em operação em 2016 de duas novas unidades flutuantes de produção de petróleo e gás (FPSO) no Brasil (a Cidade de Maricá, em fevereiro, e a Cidade de Saquarema, em julho) e à ligação de novos poços à FPSO Cidade de Itaguaí, que se encontra a produzir à capacidade máxima de 150 mil barris diários desde agosto do ano passado.

A produção 'net entitlement' é aquela que tem impacto integral nas contas da Galp, uma vez que é a produção a que a empresa tem, de facto, direito após o pagamento de imposto em espécie nos países onde as concessões se localizam.

Numa nota à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) relativa ao quarto trimestre deste ano, a Galp Energia comunica também o aumento da produção total ('working interest') em 63,2% em termos homólogos, fixando-se nos 84,9 mil barris/dia, dos quais 75,6 mil barris corresponderam a produção de petróleo e os restantes 9,3 mil barris ao seu equivalente em gás natural.

As vendas de gás natural aumentaram 10% face ao período homólogo, sobretudo devido à recuperação das vendas em trading, que aumentam 16,2%, recuperando de uma queda homóloga da mesma ordem de grandeza no trimestre anterior.

A Galp comunica ainda o aumento de 5,6% nas vendas a clientes diretos, suportadas no maior consumo do segmento industrial e do sector elétrico.

As margens de refinação de referência (benchmark) na Europa foram de 3,9 dólares por barril durante o quarto trimestre, que comparam com quatro dólares por barril no trimestre homólogo.

Estas margens são as de referência, não são as margens efetivas das refinarias da Galp, que serão divulgadas, como habitualmente, na apresentação de resultados, no dia 21 de fevereiro.

O preço médio do brent subiu 12,7% em termos homólogos, fixando-se nos 49,3 dólares por barril, que compara com 45,9 dólares por barril no trimestre anterior.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8