page view

Licoroso fino do Alentejo

Ao contrário da maioria dos licorosos alentejanos, este é bem mais fresco, capaz de se bater com os tradicionais doces da região.

19 de janeiro de 2019 às 09:00

Os vinhos licorosos têm alguma tradição no Alentejo, mas acabam por ser mais apreciados junto do consumidores do que propriamente junto dos críticos da especialidade, que em matéria de vinhos doces correm sempre para o Porto, Madeira ou Moscatel.

De facto, existem alguns vinhos licorosos alentejanos tão concentrados e doces que caem na categoria de 'curiosidades'. E se alguém se lembra de servir tais vinhos com a muito concentrada doçaria alentejana, aqui só dá mesmo para sorver um golinho destes licorosos.

Sucede que este Mamoré da Sovibor não tem nada a ver com o perfil clássico dos vinhos licorosos contemporâneos do Alentejo, por ser muito aberto de cor, por ter aromas de frutos vermelhos e frutos secos, que, para alguém mais distraído, pode até fazer lembrar alguns Porto tawny.

Claro que, na boca, a comparação já não se coloca. Estamos perante um vinho mais delgado mas bastante fresco, com fruta e boa acidez. Donde, aqui temos um licoroso alentejano capaz de ligar bem com uma encharcada ou pão de rala.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8