page view

Magistrada Ana Paula Vitorino não é suspeita no caso e-Toupeira

O Ministério Público diz que as credenciais (username e password) da procuradora foram usadas "sem o conhecimento ou consentimento".

08 de março de 2018 às 18:14

O Ministério Público diz que as credenciais (username e password) da procuradora Ana Paula Vitorino, atual assessora da Procuradora Distrital de Lisboa, Maria José Morgado, foram usadas "sem o conhecimento ou consentimento" para aceder aos processos que interessavam ao Benfica.

Um dia depois da SÁBADO avançar que os dados da procuradora Ana Paula Vitorino tinham sido "roubados", a Procuradoria-Geral da República confirma a investigação. "Uma das suspeitas que se encontra em investigação é a utilização de credenciais alheias para aceder ao sistema Citius e, desta forma, recolher informação relacionada com processos", frisou em comunicado à imprensa. "Tal utilização efetuou-se sem o conhecimento ou consentimento da titular das credenciais, a qual, sendo completamente alheia ao sucedido, não é, nem nunca foi, suspeita ou visada na investigação em curso", concretiza. 

Em suma, a PGR explica que "o inquérito dirigido pelo Ministério Público do DIAP de Lisboa tem por objecto factos suscetíveis de integrarem crimes de corrupção, peculato, violação do segredo de justiça, favorecimento pessoal, falsidade informática, acesso ilegítimo e burla informática".

Recorde-se que a Unidade Nacional Contra a Corrupção da Polícia Judiciária investigou e deteve, esta semana, Paulo Gonçalves, assessor jurídico da SAD encarnada, depois de um procurador da 9ª secção do Departamento de Investigação e Acção Penal de Lisboa ter emitido os mandados de detenção e busca. 

Esses documentos refere-se expressamente que José Augusto Silva recebeu como contrapartida um "cargo no Museu Cosme Damião para Fernando Silva Rocha", seu sobrinho. E que foi Paulo Gonçalves quem "diligenciou junto dos recursos humanos do Benfica pela contratação do sobrinho de José Silva para o museu do clube"

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8