page view

Nobel da Literatura: "Fantástico e perturbador"

Primeira declaração da laureada.

08 de outubro de 2015 às 14:09

Apesar de ter surgido entre os favoritos, a escritora bielorrussa Svetlana Aleksievitch mostrou-se esta quinta-feira surpreendida por ter sido distinguida com o Nobel da Literatura 2015.

Em declarações por telefone à televisão pública sueca SVT, Svetlana Aleksievitch, 67 anos, disse que conquistar o Nobel da Literatura é "uma sensação fantástica, mas, ao mesmo tempo, um pouco perturbadora".

"Penso de imediato em grandes nomes como Bunin Pasternak", disse, referindo-se a Boris Pasternak, poeta e romancista russo, autor de "Dr. Jivago", distinguido com o Nobel da Literatura em 1958.

Ao jornal Svenska Dagbladet, a autora explicou que, pessoalmente, o galardão ser-lhe-á favorável: "Significa que já não será tão fácil os poderosos da Bielorrússia e da Rússia repudiarem-me com um gesto".

Svetlana Aleksievitch é a primeira jornalista mulher a ser distinguida com o Nobel da Literatura e receberá o galardão, no valor de 860 mil euros, a 10 de dezembro, em Estocolmo.

No anúncio, a Academia Sueca elogiou Svetlana Aleksievitch pela escrita "polifónica, um monumento ao sofrimento e à coragem no nosso tempo".

A academia refere que, devido às posições políticas críticas ao regime, Aleksievitch viveu exilada na Itália, França, Alemanha e Suécia.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8