page view

Chuva e granizo deixam nove distritos sob aviso amarelo

É esperada trovoada em vários locais de Portugal Continental. Temperaturas máximas vão descer até 10º.

03 de setembro de 2018 às 09:31

Nove distritos das regiões do Norte e Centro do continente estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros por vezes fortes e trovoadas, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Coimbra e Castelo Branco estão sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros por vezes fortes e de granizo e condições favoráveis à ocorrência de trovoadas e rajadas fortes, especialmente nas regiões montanhosas.

O aviso amarelo está em vigor desde as 07h30 e termina às 22h00 de hoje.

Segundo o IPMA, o aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, é emitido quando há uma "situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica".

Temperaturas máximas descem esta segunda-feira

"Durante a noite tivemos grande parte das regiões do interior Norte e Centro com aguaceiros por vezes fortes, acompanhados de trovoada e em alguns locais sob a forma de granizo. Hoje vamos começar o dia de uma forma completamente diferente dos últimos dias: com muita nebulosidade baixa, neblinas e nevoeiros a afetar todo o litoral incluindo a costa sul do Algarve", disse.

De acordo com Maria João Frada, as temperaturas máximas vão sofrer a partir de hoje uma descida significativa a sul do litoral oeste do Cabo Mondego.

"A sul do litoral oeste do Cabo Mondego a nebulosidade pode não dissipar e é nestes locais que a decida da temperatura máxima é mais acentuada sendo de 7 a 10 graus e nas restantes regiões do continente de 4 e 5 graus", disse.

Segundo a meteorologista do Instituto Português do mar e da Atmosfera (IPMA), esta situação vai manter-se nos próximos dias.

"Por um lado temos nebulosidade baixa, neblinas e nevoeiros a afetar especialmente o litoral oeste e nas regiões do Norte e Centro aguaceiros e condições favoráveis a trovoadas e granizo bem como rajadas. O vento vai continuar fraco, predominando nos próximos dias", salientou.

De acordo com Maria João Frada, esta situação vai manter-se até à próxima quinta-feira.

"Na terça-feira não vamos ter alterações nas temperaturas, na quarta vamos ter uma descida da máxima de 2 e 4 graus na generalidade do território. A meio da semana os valores da temperatura máxima não vão ultrapassar os 28 graus em todo o território", disse.

As temperaturas mínimas vão variar entre os 12 e os 15 graus, com exceção do Algarve, que estará entre os 18 e os 20 graus.

Segundo Maria João Frada, a instabilidade deve-se "à aproximação de um vale nos níveis altos da atmosfera com ar frio".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8