page view

Países africanos vão receber mais de 1.6 milhões de euros de apoio de emergência à produção alimentar

Objetivo passa por reduzir a dependência alimentar num período de dois anos.

29 de maio de 2024 às 09:53

O Banco Africano de Desenvolvimento vai financiar com 1.800 milhões de dólares (1.661 milhões de euros) 35 países do continente em ajuda de emergência para produção alimentar devido aos efeitos da guerra na Ucrânia, anunciou esta quarta-feira o seu presidente.

"Quando rebentou a guerra da Rússia na Ucrânia, a situação representava um enorme risco para a segurança alimentar de África. Para evitar uma crise, o banco lançou um mecanismo de produção alimentar de emergência no valor de 1.500 milhões de dólares [1.384 milhões de euros]", recordou Akinwumi Adesina, ao intervir na sessão oficial de abertura dos encontros anuais do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), que decorrem desde segunda-feira na capital do Quénia.

Na presença de uma dezena de chefes de Estado e do Governo do continente, incluindo o ex-Presidente de Moçambique Joaquim Chissano, Adesina explicou tratar-se de "apoiar rapidamente os países africanos" na "sua ambição de reduzir a dependência alimentar num período de dois anos" e que já em abril último foram aprovados empréstimos e subvenções no valor de 1.496 milhões de dólares (1.380 milhões de euros) "para esta produção alimentar de emergência em 35 países".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8