Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
9

Pelo menos 50 mortos em ataque na Turquia perto da fronteira síria

Um balanço inicial dava conta de 22 mortos.
Lusa 21 de Agosto de 2016 às 03:21
Pelo menos 30 pessoas morreram
Pelo menos 30 pessoas morreram FOTO: Sedat Suna / EPA

Pelo menos 50 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas na noite de sábado num ataque possivelmente levado a cabo por um bombista suicida numa festa de casamento na cidade turca de Gaziantep, perto da fronteira com a Síria, disseram oficiais.

O governador de Gaziantep, Ali Yerlikaya, disse em comunicado que 30 pessoas morreram e 94 ficaram feridas num "horrendo atentado à bomba num casamento". Um novo balanço das autoridades turcas dá conta de pelo menos 50 mortos.

"Condenamos os traidores que organizaram e levaram a cabo este ataque", afirmou, acrescentando que os responsáveis seriam "levados à justiça".

Mehmet Erdogan, deputado do Partido Justiça e Desenvolvimento (AKP, islâmico e conservador, no poder) disse que não era claro quem tinha sido o autor do ataque, mas que havia uma "elevada possibilidade" de se tratar de um ataque suicida.

O deputado acrescentou que era o tipo de atentado que podia ter sido perpetrado pelo grupo Daesh ou pelo Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK).

A explosão ocorreu no distrito de Sahinbey, com elevado número de residentes curdos. Segundo informações citadas pela AFP, o casamento tinha uma forte presença curda.

Gaziantep Turquia Ali Yerlikaya Mehmet Erdogan ataque
Ver comentários