Dia nacional do gin tónico é uma data organizada pela ‘gin lovers’ desde 2013.
1 / 6
COCKPIT BAR COM MÃO DE MESTRE
Um ambiente simpático, petiscos, eficiência a servir e, claro, muitos gins, fazem do Cockpit Bar, no número 18 da Avenida Sacadura Cabral, artéria que liga o Campo Pequeno à Avenida de Roma, em Lisboa, um espaço procurado por conhecedores. Noé Pardelha, de 28 anos, um especialista na arte de trabalhar o gin, preparou para a ‘Sexta’ o Hendrick’s Gin.
O que leva e passos?
Conte com 5 cl de Hendricks gin, uma rodela de pepino, pétalas de rosa, 20 cl de tónica Fever-Tree e gelo seco. O gin deve ser preparado num copo largo, para que a bebida respire e liberte os aromas.
O gelo é colocado e com uma colher de bar dá-se uma volta para arrefecer as paredes do copo. Água a mais deve ser escorrida, o copo é em seguida aromatizado com o pepino e as pétalas, coloca-se o gin e a água tónica.
Por fim, é saborear. Custa 6,5 euros.
NAO
IDEAL PARA O VERÃO
Chama-se Nao e é um dos gin mais vendidos no bar The Gin House, localizado na rua Cândido dos Reis, no Porto. Este gin, que custa oito euros, foi confecionado por João Martins, também conhecido por ‘Jonas’, de 25 anos, um dos funcionários do estabelecimento que se encontra de portas abertas desde 2012.
"Esta é uma bebida que tem muita saída e cuja confeção é muito rápida", refere Miguel Camões, um dos responsáveis do bar, que fica na zona das Galerias de Paris, na Baixa da cidade Invicta. O NAO é fresco e ideal para tomar este verão.
O espaço é marcado pela variedade na oferta dos gin e essa será uma das principais razões do sucesso deste bar, um dos primeiros a especializar-se nesta bebida que, ao longo dos anos, tem vindo a conquistar Portugal.
O que leva? Laranja e baga de cacau torrado.
CUBEBA GIN BY GIN LOVERS
SUGESTÃO DE QUEM 'INVENTOU' A DATA
O projeto "Gin Lovers Príncipe Real" surgiu pelo desejo do grupo Gin Lovers ter um espaço desta bebida em Lisboa. O bar, que apresenta uma lista com mais de seis dezenas de marcas diferentes, preparou, pela mão de João Silva, de 25 anos, uma bebida para a Sexta com vista a celebrar o dia nacional que amanhã é assinalado. Trata-se do Cubeba Gin by Gin Lovers.
O que leva e passos?
Gelar o copo, espremer a lima, juntar três fatias generosas de pepino e três ou quatro folhas de hortelã. Amasse com um pilão.
No shaker coloque 6 cl de gin Lovers Gin, 1,5 cl de xarope de açúcar, uma clara de ovo, meia colher de bar de pimenta Cubeba. ‘Shake it up’. Retire o gelo do copo.
Sirva com óleos de lima. Custa 10 euros.
SUL
AROMA A ALGARVE
É produzido em Hamburgo, na alemanha, mas tem aroma a Algarve. O gin Sul é dos mais procurados no bar Boemia, em Albufeira, gerido por Bruno Cabrita e Tiago Ferreira. Principalmente porque quando se bebe realçam os botânicos aromatizados da Costa Vicentina: limão, zimbros selvagens, alecrim fresco e esteva.
"É feito à base de ervas e botânicos do Algarve e por isso é muito procurado tanto por portugueses como por clientes estrangeiros", revela Bruno Cabrita, de 37 anos. É sempre feito em frente ao cliente, para que fique a saber exatamente como é feito.
O que leva? Primeiro refresca- se o copo com gelo e aromatiza-se com alecrim. Depois, espreme-se a casca da laranja e, em seguida, coloca-se a dose de 5 centilitros de gin. Por fim, deita-se devagar 20 centilitros de água tónica 1724.
Custa 11 euros.
O TRIBUTO
UM ELOGIO AO CALOR
Um gin fresco com sabores cítricos. O Tributo é a proposta de Ivan Lopes da Costa, de 42 anos, na Tasca de Santana, em Coimbra. "A ideia passou por destacar sabores existentes na composição do gin ‘Le Tribute’. É muito fresco e apresenta um sabor distinto", refere o barman.
Citronela, solução doce de infusão de citronela e tangerina desidratada são alguns dos elementos que compõem a bebida. A água tónica utilizada é também da marca ‘Le Tribute’. "Um gin novo no mercado, mas com muita qualidade", indica Ivan Costa. O gin custa 11 euros.
A Tasca de Santana é um espaço de requinte e qualidade junto aos Arcos do Jardim e perto da universidade. Apresenta grande variedade de bebidas e marca a diferença no mercado da cidade.
O que leva? Citronela, solução doce de infusão de citronela e tangerina desidratada.
AZOR PREMIUM
O CAMPEÃO DE VENDAS
Localizado em pleno mercado do Bom Sucesso, na cidade do Porto, o Gin Signature apresenta um conceito diferente para todos os apreciadores desta bebida. Não fica num bar, como é comum, e as bebidas não são servidas à noite. Quem visitar este espaço pode provar o rei das vendas: o Azor Premium.
"É o campeão desta banca do mercado que vende álcool a pessoas sóbrias. Costumo dizer que nós educamos o paladar dos clientes, uma vez que podem apreciar e degustar a sua bebida de forma consciente", descreveu o responsável, Ruben Mata.
O gin Azor Premium – composto por ingredientes totalmente portugueses – foi confecionado por ‘Nando Catz’, de 33 anos, um dos barman do espaço que se encontra aberto há cinco anos. Custa 9 euros.
O que leva? Água tónica, maçã verde e zest de lima.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.