page view

Avião atinge carro ao despenhar-se

Aparelho da TransAsia Airways despenha-se em Taiwan com 58 pessoas a bordo.

04 de fevereiro de 2015 às 05:55

Já visitou Taiwan?

Pergunta CM

Obrigado pelo seu voto!

Já visitou Taiwan?

Pelo menos 31 pessoas morreram esta quarta-feira, 15 ficaram feridas e 12 continuavam desaparecidas ao início da madrugada de quinta-feira (início da noite de quarta-feira em Lisboa) na sequência da queda do avião da TransAsia Airways, no rio Keelung, segundo a agência CNA.

O avião, em que seguiam 58 pessoas - incluindo cinco membros da tripulação -, caiu no rio Keelung, nos arredores da capital de Taiwan, depois de atingir uma ponte. O aparelho, um ATR-72, partiu do aeroporto de Songshan, pelas 10h52 (02h52 em Lisboa) com destino às ilhas Kinmen, tendo-se despenhado dez minutos após a descolagem.

A Administração Aeronáutica Civil de Taiwan disse que o piloto do avião alertou para a ocorrência de uma emergência momentos antes da queda do aparelho, informou a agência taiwanesa. A mesma entidade informou que, com base numa gravação das comunicações do cockpit e a torre de controlo, o piloto disse "mayday" três vezes às 10h54 (02h54 em Lisboa), pouco depois da descolagem.

Avião despenhou-se em Taiwan

Por volta das 14h00 (06h00 em Lisboa), 29 das 58 pessoas a bordo do aparelho tinham sido encontradas, incluindo 12 mortos, 16 feridos e uma que não apresentava sinais vitais quando deu entrada no hospital. As autoridades estimam que as restantes 29 pessoas que seguiam no voo GE235 estejam presas na fuselagem do avião que ficou submersa ou a flutuar no rio, acrescentou a CNA.

Avião atingiu uma ponte e caiu no rio

"O foco do nosso trabalho é tentar usar guindastes para levantar a parte da frente dos destroços, que está submersa na água e onde se estima que esteja a maioria dos restantes passageiros", disse Lin Kuan-cheng, do Serviço Nacional de Bombeiros de Taiwan aos jornalistas no local. Entre os passageiros estavam duas crianças e 31 turistas de Xiamen, da província de Fujian, no sul da China.

Duas pessoas que seguiam num táxi também ficaram feridas depois de o veículo ter atingido uma ponte antes de cair ao rio. O exército informou que 165 soldados foram destacados para o local da queda do avião e estavam a ajudar nas operações de resgate com oito barcos e veículos militares.

O avião, um bimotor turbo hélice de fabrico franco-italiano tinha sido construído em abril do ano passado e passou na última revisão efetuada a 26 de janeiro, confirmou um representante da Administração Aeronáutica Civil de Taiwan. Este foi o segundo incidente grave envolvendo um avião da TransAsia Airways em poucos meses, depois de outro aparelho daquela companhia aérea ter caído durante uma tempestade em julho, quando operava um voo doméstico, causando a morte de 48 pessoas.

Operações de resgate

Na operação de resgate participaram de imediato cerca de 500 efetivos que utilizaram lanchas e helicópteros, tendo conseguido resgatar das águas do rio e das zonas mais próximas do desastre um total de 24 pessoas, entre as quais uma criança de três anos de idade. No interior do avião que flutua no rio com a ajuda de mais de dez embarcações encontra-se ainda um número não determinado de passageiros.

Ao cair no rio, apenas uma das portas não ficou submersa, o que está a dificultar a operação de resgate. De momento, as autoridades admitem que alguns passageiros possam ter sido arrastados pela corrente porque já foram encontradas bagagens e destroços do próprio avião a um quilómetro do local, disse o diretor do Corpo de Bombeiros de Taipé, Wu Chun-hung.

"Alguns passageiros foram projetados do avião agarrados às cadeiras e continuamos a fazer buscas no rio porque foram arrastados pela corrente. Esperamos encontrar sobreviventes", disse Wu. O aparelho tinha menos de um ano, a data de fabrico corresponde a abril de 2014, e tinha sido submetido a uma revisão no dia 26 de janeiro, segundo afirmou entretanto um representante da Aviação Civil Aeronáutica de Taiwan.

Caixas negras recuperadas

As duas caixas negras já foram recuperadas, com o baixar da maré, e serão analisadas para estabelecer as causas do acidente. O piloto efetuou três alertas de socorro para a torre de controlo do aeroporto Songshan de Taipé avisando que o avião, em vez de virar imediatamente em direção a sul após a descolagem, voou em linha reta e perdeu altitude, tocando num viaduto e atingindo um táxi, antes de cair no rio, a apenas cinco quilómetros da pista.

São ainda desconhecidas as causas do acidente, que ocorreram num dia com condições atmosféricas favoráveis, envolvendo um avião com menos de um ano e um piloto com quase cinco mil horas de voo. A Administração da Aviação Civil de Taiwan proibiu a TransAsia de realizar voos com aviões do modelo que teve o acidente (um bimotor turbo-hélice ATR-72 de fabrico franco-italiano), enquanto o presidente da companhia, Chen Xingde, anunciou ter começado a realizar inspeções aos motores de todos os aparelhos ATR.

As operações de resgate prosseguem esta quarta-feira, já depois da meia-noite local, tendo sido possível recuperar os cadáveres do piloto, do co-piloto e de um engenheiro de voo, depois de ter sido retirada a fuselagem, partida em três partes, do avião, que se despenhou no rio.

O condutor do táxi, que desmaiou após o embate, e a passageira ficaram feridos e foram transportados para um hospital, mas estão fora de perigo.

-----

(Notícia atualizada às 19h27)

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8