Se gosta de caminhar e de contacto com a natureza, aceite as sugestões e divirta-se.
1 / 7
Quando o exercício é conciliado com uma paisagem aprazível, tudo se torna mais fácil e motivador. As caminhadas representam uma atividade física perfeita - fácil, proporciona saúde e boa forma.
Dos caminhos que passam por praias ou florestas, dos mais curtos e radicais aos mais longos e repousantes, são diversas as sugestões com cenários distintos um pouco por todo o País para explorar a pé.
Apetreche-se e faça-se ao caminho. Use roupa confortável, calçado que não lhe provoque irritantes danos nos pés, leve água e um reconfortante lanche. Não se esqueça da máquina fotográfica e divirta-se.
Ecopista do Dão
Antiga linha ferroviária dá lugar à maior ecopista do País
Ecovia do Vez
Dois rios por entre campos e florestas
Para além das deslumbrantes paisagens rurais de um concelho que integra a reserva mundial da biosfera, há muito para ver neste percurso em termos de património edificado, como lavadouros, moinhos abandonados, antigos abrigos naturais ou velhas casas de guardas-florestais.
Este trilho cruza-se com a religiosidade do povo minhoto, com destaque para a Ermida de Nossa Senhora dos Aflitos, as Capelas de Santo António, São João Evangelista, Senhora dos Remédios e Senhora do Carmo. O percurso todo demora mais de seis horas, mas pode optar pelo último troço: Vilela-Sistelo.
Ecopista de Porto de Mós
Trajeto que rasga as rochas de minas
A ecopista de Porto de Mós é diferente de todas as outras. Também nasceu após o desaparecimento de uma linha férrea - era o principal meio de transporte do carvão das minas da Bezerra para a central termoelétrica de Porto de Mós, no distrito de Leiria.
Há mais de dez anos que se transformou num espaço de lazer procurado pelos habitantes da zona. Esta ecopista rasga literalmente as rochas, ao ponto de, em muitos locais, fazer lembrar que se está a atravessar um aglomerado de minas. De bicicleta ou a pé, a caminhar ou a correr, os utilizadores podem apreciar a beleza paisagística por uma estrada que por vezes é de terra batida e alcatroada, alternadamente.
Sensivelmente a meio dos 12 quilómetros de extensão, junto aos moinhos, os frequentadores podem descansar no parque de merendas e aproveitar para se alimentarem e reporem energias para o que falta.
Rota vicentina
Um longo percurso
Esta é uma grande rota com um total de cerca de 400 quilómetros ao longo de uma das mais belas e bem cuidadas zonas costeiras da Europa. Engloba o Caminho Histórico, Trilho dos Pescadores e Percursos Circulares. O tradicional, que apresenta qualquer coisa como 230 km, é o percurso mais extenso e parte de Santiago do Cacém até ao Cabo de São Vicente.
Trata-se de um itinerário rural com 12 etapas por caminhos florestais, vilas e aldeias pejadas de diversas camadas de história. A rota foi inaugurada em 2012 e desenvolvida em parceria entre entidades públicas e empresários que apostam no turismo de natureza como via para desenvolver a região.
O itinerário pode ser cumprido através de revigorantes caminhadas ou de bicicleta - depende do gosto de como se pretende desfrutar da magnífica paisagem.
Passeio pedonal de Vila Franca de Xira
Com o Tejo ao lado
Aconselha-se um passeio entre a Casa Museu Dr. Sousa Martins, em Alhandra, até perto da antiga fábrica de descasque de arroz, em Vila Franca de Xira. Um trajeto onde é comum cruzar-se com praticantes de canoagem, de vela ou, ainda, amantes da pesca desportiva. A frente ribeirinha de Vila Franca é um espaço privilegiado para famílias, com os mouchões da Reserva Natural do rio Tejo como imagem de fundo.
Via algarviana Interior do Algarve
A via permite conhecer algumas das tradições do barrocal algarvio, ao mesmo tempo que oferece diferentes paisagens para quem a percorre. Projeto da associação ambientalista Almargem, a Via Algarviana começou a surgir em 2001 - quando foi feito a inauguração simbólica do troço Alte-Messines. Anualmente há uma prova (Algarviana Ultra Trail) que atravessa toda a via.
Ciclovia do Guincho A olhar o Atlântico
Uma zona que também é conhecida pelo vento e dunas marcadas pela vegetação rasteira, como os catos de flor amarela ou lilás. Para lá da sempre muito procurada Boca do Inferno, podem ser visitados ao longo da costa os faróis de Santa Marta, Guia e Cabo Raso. Para completar a festa, ao correr do percurso são diversos os restaurantes de peixe e marisco, sempre com uma vista soberba para o oceano Atlântico.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.