page view

Português detido no Iémen

Homem estava na companhia de um belga e de um somali. Um deles tinha propaganda da Al-Qaeda.

16 de janeiro de 2015 às 16:21

Um português foi detido no início do mês de janeiro em Saná, capital do Iémen, por suspeita de fazer parte de uma célula da Al-Qaeda, de acordo com o jornal belga 'Le Soir'.

Segundo o ministro iemenita do Interior, foram também detidos mais dois homens, um somali e um belga, também estes suspeitos de fazerem parte da mesma rede terrorista. Um dos detidos estaria na pose de propaganda da Al-Qaeda.

Ainda não são conhecidos pormenores sobre a identidade do cidadão português, mas sabe-se agora, através do embaixador belga em Riade, que o cidadão proveniente da Bélgica, que viveria "há já algum tempo no Iémen", deverá ser repatriado.

Em outubro de 2014, Rui Machete, ministro português dos Negócios Estrangeiros, declarou que há "cerca de 15 portugueses" a combater nas fileiras do Estado Islâmico, mas que também já existem "cidadãos nacionais que pretendem regressar a Portugal".

Foi também em outubro que morreu o português Sandro Funa, de 36 anos, que se encontrava a combater pelo EI em território sírio, 

"O ministério dos Negócios Estrangeiros não tem conhecimento" deste caso, disse à Lusa fonte oficial do Palácio das Necessidades. Também o secretário de Estado das Comunidades, José Cesário, disse desconhecer o caso.

Portugal não possui representação diplomática no Iémen, país que está sob jurisdição da embaixada portuguesa em Riade, Arábia Saudita. O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, explicou que, em caso de detenção de cidadãos nacionais no estrangeiro, as autoridades portuguesas apenas são contactadas a pedido dos detidos.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8