page view

Proteção Civil diz que taxa de sucesso de combate aos incêndios no dia de ontem é de 90%

Único incêndio ativo significativo é na região do Douro, no Peso da Régua.

20 de setembro de 2024 às 13:07

A Proteção Civil disse, esta sexta-feira, que taxa de sucesso de combate aos incêndios no dia de ontem é de 90%.

O Comandante Nacional da Proteção Civil, André Fernandes, afirmou que o único incêndio ativo significativo é na região do Douro, no Peso da Régua. No entanto, mantêm-se ainda 35 incêndios em curso, com 1622 operacionais no terreno, apoiados por 495 viaturas e três meios aéreos.

André Fernandes deu conta ainda de mais 16 vítimas a registar (todas elas operacionais), entre os quais dois feridos graves, totalizando 182 vítimas no combate ao fogo. 

As vias mantêm-se sem condicionamentos. De momento, mantêm-se também três planos distritais de emergência ativos e 11 municipais. 

Relativamente à chuva que se avizinha para este fim de semana e para a próxima semana, o comandande avisou sobre eventuais deslizamentos, mas referiu que não há alertas emitidos. 

O Comandante Nacional da Proteção Civil dirigiu ainda uma palavra de apreço aos países que auxiliaram Portugal no combate aos incêndios, nomeadamente Espanha, Marrocos e Grécia - que não esteve no teatro de operações, mas que disponibilizou meios, às populações afetadas e que auxiliaram as autoridades e às câmaras municipais e juntas de freguesia. 

Questionado sobre eventuais falhas da Proteção Civil na gestão da situação, André Fernandes referiu que as lições estão a ser aprendidas e que, no fim dos trabalhos, será feita uma avaliação geral do que foi feito.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8