page view

Putin pede desculpas ao presidente do Azerbeijão pelo "trágico incidente" da queda de avião no Cazaquistão

38 pessoas perderam a vida na queda do avião.

28 de dezembro de 2024 às 13:17

O presidente russo, Vladimir Putin, pediu desculpa a Ilham Aliyev, presidente do Azerbaijão pelo "trágico incidente" que resultou na queda de um avião da companhia Azerbaijan Airlines no Cazaquistão, no dia 25 de dezembro, e que matou 38 pessoas.

“O Presidente Vladimir Putin pediu desculpa pelo trágico incidente ocorrido no espaço aéreo russo e expressou mais uma vez as suas profundas e sinceras condolências às famílias das vítimas e desejou uma rápida recuperação aos feridos”, afirmou o Kremlin em comunicado, citado pela Reuters.

A investigação, que foi aberta pelas autoridades aeronáuticas, revelou que o avião foi derrubado pelas defesas antiaéreas russas, depois de ter sido desviado do sul da Rússia.

“Durante a conversa, foi constatado que o avião de passageiros azerbaijanês, que seguia o seu horário, tentou várias vezes aterrar no aeroporto de Grozny. Nessa altura, Grozny, Mozdok e Vladikavkaz estavam a ser atacados por veículos aéreos não tripulados ucranianos, e os sistemas de defesa aérea russos repeliram esses ataques”, disse o Kremlin.

A aeronave, a Embraer 190, fazia um voo entre Baku, capital do Azerbaijão e Grozni, capital da república russa da Chechénia e levava a bordo 67 pessoas.

A carregar o vídeo ...

O momento em que o avião da Azerbaijan Airlines despenha-se no Cazaquistão

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8