Durante a 44.ª Festa do "Avante!", perto de 500 pessoas quiseram ouvir o humorista.
O humorista Ricardo Araújo Pereira (RAP) assume-se como "uma pessoa de esquerda", mas prefere a posição de cómico para "fazer pouco do primeiro-ministro", rejeitando qualquer hipótese de aproveitar o seu mediatismo e fazer vida política séria.
Em entrevista à agência Lusa, durante a 44.ª Festa do "Avante!", no Seixal, RAP definiu a diferença entre esquerda e direita e criticou quem acha que o seu quadrante político tem "superioridade moral" sobre o outro.
"Não, não penso (entrar na vida política)... O meu trabalho é fazer pouco do primeiro-ministro (PM). Eu não aceitaria ser despromovido a PM. Acho uma vida muito menos interessante do que a minha, ainda por cima, suspeito de que se ganha pior", disse o antigo militante do PCP, que há 20 anos trabalhava no recinto do certame político-cultural da Quinta da Atalaia.
O fundador do grupo Gato Fedorento e protagonista de numerosas rábulas como a do popular "gajo de Alfama" confessou não ter "a mínima vocação nem interesse em entrar na vida política", embora desfrutando, "enquanto cidadão, de todos os direitos, incluindo os de apoiar ou não determinados partidos", coisa que já fez "várias vezes".
Ao contrário de outros dissidentes comunistas, RAP é muito acarinhado no "Comunistão", talvez por ser das únicas vozes no espaço público que defende, aqui e ali, "o Partido".
"Nunca escondi a minha orientação ideológica. Não tenho razão para isso. Sempre me defini como uma pessoa de esquerda, entendendo a diferença entre esquerda e direita da seguinte maneira: é um modo de olhar para as coisas e é uma proposta de organização social", afirmou.
Para RAP, "outra coisa diferente é considerar que há uma superioridade moral das pessoas de esquerda relativamente às de direita e vice-versa".
"Sempre que oiço alguém, de qualquer dos quadrantes, a considerar que o seu é moralmente superior ao outro, para mim, fica definido. As pessoas de esquerda acham que as pessoas são mais iguais do que desiguais e, por isso, a sociedade deve fazer um esforço bastante grande para tentar reproduzir essa igualdade", definiu.
Por seu turno, "as pessoas de direita têm um entendimento diferente, acham que as pessoas são bastante desiguais e que, para ser justo, dentro de certos limites, é natural que a sociedade reproduza algumas dessas diferenças".
Questionado sobre a atualidade política, nomeadamente a hipótese de repetição dos acordos entre o Governo do PS e os partidos à sua esquerda, o humorista preferiu não assumir uma posição concreta.
"Espero que eles (políticos) produzam bastantes momentos embaraçosos porque eu preciso de trabalhar, as minhas filhas precisam de comer, portanto, sinceramente, do ponto de vista profissional, não sei se a reedição de uma 'geringonça' é possível. A única coisa que eu espero é que eles digam várias vezes uma coisa hoje e outra amanhã, coisas flagrantemente contraditórias, para que eu tenha material para fazer pouco deles", desejou.
Neste seu regresso, sábado, à Festa do "Avante!", RAP provocou o primeiro evento realmente de massas numa edição marcada pelas restrições de público em virtude da pandemia de covid-19.
O debate sobre humor e política, no espaço Festa do Livro, começou mais tarde devido a problemas técnicos, mas, sobretudo, por causa da enchente de perto de 500 pessoas que o quiseram ouvir.
A organização do PCP teve mesmo improvisar, colocando bancos no meio da estrada de circulação interna, e houve momentos em que as distâncias sanitárias foram completamente ignoradas, tal o entusiasmo para assistir à discussão com a dirigente comunista Margarida Botelho.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.