A descontração é a palavra de ordem no motor da economia do Canadá.
1 / 5
Pode dizer-se que reúne o melhor dos dois mundos: tão cosmopolita como Nova Iorque,mas ainda mais‘cool’ e descontraída, e com a vantagem de ter ali mesmo ao lado a esmagadora paisagem natural dos Grandes Lagos. Em Toronto, as temperaturas chegam aos extremos tanto no verão como no inverno, mas a amplitude revela uma cidade completamente diferente.
Nos dias quentes, a cidade enche-se de gente a praticar desporto, a aproveitar as esplanadas e o sol nos fantásticos parques, a vida noturna e cultural. Mas não se pense que os canadianos hibernam quando o termómetro toca os 15 graus negativos!
O intrincado Path é um caminho subterrâneo com 27 quilómetros de extensão e centenas de galerias, que permite o acesso por debaixo da terra aos principais serviços, bancos, escolas, estações de metro, mas também lojas, restaurantes, cinemas e salas de espetáculos. E eles gostam de manter sempre alegre e vivaz o seu confortável e seguro nível de vida.
No inverno, uma das atividades mais populares é a patinagem no gelo. Toronto possui 52 ringues outdoor e 40 indoor gratuitos. Só é preciso ter patins ou alugá-los (por 1,5 €). Nesta estação do ano, Toronto acolhe ainda um campeonato de tobogãs, o Winterlicious (festival de comida) e o Festival de Cervejas Artesanais.
No verão, a cidade sai à rua e enche de vida os seus multiculturais bairros. Fruto de várias ondas de imigração, Toronto tem o maior número de bairros étnicos do Mundo: Lilte Italy, Litle Portugal, o bairro grego, o polaco, a Chinatown... E talvez também por isso os naturais de Toronto sejam tão hospitaleiros. Difícil é procurar alguma informação e não ser recebido com gentileza, prontidão e um sorriso.
Inaugurado em 2014, o Aga Khan Museum, o primeiro museu da América do Norte de homenagem à cultura islâmica, é outra demonstração da tolerância canadiana. Entre os pontos turísticos mais interessantes está a CN Tower, uma torre de transmissão que acabou por tornar-se o postal de Toronto. No topo existe um miradouro onde se pode colar a cara ao chão (de vidro). A vista é de cortar a respiração!
Outro clássico é o Kessington Market, bairro eclético e alternativo, cheio de grafitis, onde se podem comprar os objetos mais originais ou, simplesmente, beber um café numa loja de guitarras em segunda mão.
Mas é na despedida que Toronto reserva a maior surpresa: basta sair uns quilómetros da cidade para os arranha-céus serem substituídos por densas florestas, montanhas e pelos Grandes Lagos, fazendo valer cada um dos 130 quilómetros que a separam, por exemplo, das Cataratas do Niagara.
Destillary District: A outra Hollywood
Com edifícios de ferro e tijolo e carcaças de velhos camiões, começou primeiro por atrair designers mas tornou-se tão inspiradora que acolhe hoje o maior set de filmagens do Canadá e o segundo maior do Mundo, depois de Hollywood.
A indústria cinematográfica em Toronto emprega 26 mil pessoas e gera mais de mil milhões de euros em receitas. Além dos estúdios, a destilaria acolhe constantemente exposições e espetáculos gratuitos, produzidos pelas várias escolas de arte e companhias artísticas ali instaladas. À noite vive para a boémia, que enche os bares e os restaurantes.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.