page view

IPO do Porto já respondeu a pedido do hospital de Manchester sobre jovem Ângela Pereira

Médicos especialistas dos dois hospitais têm estado em contacto.

18 de dezembro de 2025 às 15:02

O Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto já respondeu ao hospital de Manchester, no Reino Unido, especialista na doença de Ângela Pereira, a jovem de 23 anos doente oncológica que luta contra uma condição grave nos pulmões. Médicos especialistas dos dois hospitais têm estado em contacto.

O CM apurou que o IPO do Porto respondeu aos pedidos de informação clínica feitos pelo National Aspergillosis Centre, em Manchester, no Reino Unido. Foi a esse hospital que uma amiga de Ângela fez um apelo desesperado para que pudessem ajudar a jovem. Por ser uma instituição de saúde especializada no quadro de aspergilose invasiva, a doença da jovem, a amiga Mafalda Araújo voou do Porto até Manchester para pedir apoio. O apelo aconteceu na tentativa de retomar os tratamentos que tinham sido interrompidos no IPO do Porto por "nenhuma das abordagens médicas ter apresentado eficácia", como explicou ao CM o próprio IPO.

O CM apurou junto de fonte hospitalar que já após a troca de contactos entre os dois hospitais a jovem será submetida a novos exames. Espera-se que a conclusão desses exames permita elaborar um novo plano de tratamento para Ângela. Tratamento esse que prevê uma nova medicação, já que a anterior tinha sido interrompida. O CM apurou ainda que o IPO está a colaborar no sentido de fornecer todos os dados facultados sobre o grave quadro clínico de Ângela Pereira. O objetivo primordial é encontrar rapidamente um tratamento viável para a jovem natural de Viana do Castelo.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8